Montserrat: Religiosidade e misticismo no alto da Catalunha


18.10.2019

Muitos viajantes brasileiros incluem em seus roteiros pela Espanha a fervilhante cidade de Barcelona, de fato, imperdível e inesquecível. Mas pouca gente estende para os arredores, especialmente o maciço rochoso de Montserrat. Com uma paisagem deslumbrante, de horizonte largo, paredões enormes, cavernas, florestas de carvalho, grutas, trilhas e um monumental mosteiro beneditino dedicado à Virgem de Montserrat, encimando todo o ambiente.

Considerada pelos catalães como a montanha mais sagrada, sem dúvida, o mosteiro de pedra, uma obra majestosa, nos remete a um ambiente místico. Em determinadas horas do dia, os sinos do mosteiro ecoam pelas montanhas e provocam um sentimento religioso na alma até dos mais incrédulos.

A lenda

A lenda de Montserrat, que justifica toda sua fama, diz que uma imagem da “Virgem Negra de Montserrat”, ou “La Morenita” pela sua cor escura, foi encontrada no ano de 880, na hoje chamada Gruta Santa. Continua a lenda que a imagem teria sido construída pelo Apóstolo Lucas e levada à montanha por São Pedro no ano 50. No século VIII, durante a invasão da Península Ibérica pelos mulçumanos, ela teria sido escondida na gruta por um devoto e depois reencontrada por um grupo de crianças.

Conta-se ainda que um bispo, mais tarde, teve a intenção de retirá-la da montanha, mas a imagem se tornou pesadíssima, a ponto de impedir seu deslocamento para fora da montanha. Esse episódio teria sido considerado um milagre e, por isso, o poderoso bispo ordenou a construção do mosteiro dedicado à Santa Maria de Montserrat, para abrigar a imagem.

Além do mosteiro e da Gruta Santa o alto da Montanha contém pequenas igrejas e capelas espalhadas por um caminho escavado nas encostas, chamado Santo Rosário, onde fieis e turistas fazem peregrinações pelas capelas de Santa Cecília, São Bento, São João, Santa Maria Madalena, São Miguel e São Jerônimo.

Montserrat é também muito procurada para atividades esportivas de caminhadas, escalada, montanhismo, com mais de cinco mil rotas entre estradinhas, trilhas e paisagens, realmente, inesquecíveis.

Chega-se ao alto da montanha por um trem de cremalheira. No alto existe funicular inclinadíssimo que nos leva à Santa Cova, onde teria sido encontrada a imagem da Virgem Maria. Se preferir, um teleférico pode lavá-lo até ao mosteiro. Uma vista impressionante.

Monserrat é hoje não só lugar de peregrinação religiosa, mas um destino turístico de montanha entre os mais interessantes que já conheci por esse mundo afora.

Paulo Queiroga

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.