Ano Novo com dinheiro no bolso


14.01.2019

Se uma das metas que você traçou para este novo ano é sair das dívidas e poupar algum dinheiro para chegar ao fim de 2019 com o bolso mais cheio do que estava no fim do ano passado, é melhor começar a agir agora. O controle dos gastos nesse início do ano é fundamental para a estabilidade financeira ao longo de 2019. Há neste momento uma sobrecarga com vencimento de IPVA, IPTU, matrícula de escola, material escolar etc. e é aí que o problema começa.

Como, normalmente, essas despesas somadas às que já temos ultrapassam nossos rendimentos mensais, somos, quase sempre, levados ao parcelamento das dívidas, seja diretamente com o credor ou recorrendo a empréstimos de instituições financeiras. Os juros que temos que pagar por esses parcelamentos das dívidas acabam comprometendo nossos rendimentos pelo resto do ano.

O que fazer então se não tem o dinheiro para pagar tudo de uma vez?! Bom, sei que nesse caso é mais fácil falar do que fazer, mas vou procurar dar algumas dicas que vão facilitar o seu planejamento financeiro. Primeiro: Compare as taxas de juros. Vá ao seu banco, converse com o gerente, procure outras instituições financeiras, pesquise suas taxas. É importante ressaltar que quanto melhor pagador você for, melhores condições você terá para negociar. Sabemos que a concentração bancária no Brasil é muito grande e isso dificulta as coisas. Com tão poucos bancos, eles conseguem manter suas taxas muito altas e parecidas. Entretanto, qualquer diferença entre elas, ainda que pareça pequena, pode fazer muita diferença no final das contas. Segunda dica: Faça uma planilha, uma anotação que seja, com a previsão de seus gastos mensais. Hoje há muitos aplicativos disponíveis para esse tipo de tarefa e podemos falar sobre eles nas próximas edições do Jornal Vila do Príncipe.

Essa é a primeira vez que escrevo para este espaço e foi uma feliz coincidência que tenha sido na primeira edição deste ano. A ideia é falar de economia, mas de economia real, aquela que afeta diretamente nossas vidas. Espero que consiga contribuir um pouquinho que seja com informações e análises que possam lhe ajudar a cumprir a sua meta de terminar 2019 com muito dinheiro no bolso.

Jader Viana

Jornalista e economista

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.