Bruges – História, chocolate e cerveja


14.01.2019

Bruges talvez seja um dos centros urbanos mais fotogênicos da Europa. A cidade é conhecida como a “Veneza do Norte”. Cortada por canais, barcos turísticos fazem um passeio panorâmico, com direito a fortalezas, moinhos, ruelas e pontes.

A melhor maneira de conhece e poder “respirar” todo o encanto desse lugar é passeando a pé e sem pressa pelas ruelas, parques e praças, sentindo os cheiros das trufas, wafles e morangos cobertos com o melhor chocolate do mundo e degustar alguns dos mais de 400 tipos da famosa cerveja belga.

O Grote Markt, uma praça enorme, símbolo da cidade, ostenta construções majestosas, como o Provinciaal Hof, a sede do governo provincial e um campanário de 83 metros de altura, com um carrilhão de 47 sinos. Para subir os 366 degraus do campanário é bom chegar bem cedo, pois há limite do número de visitantes permitido por vez. Essa mesma praça abriga alguns museus que merecem uma visita, como a Galeria de Salvador Dali e o Bruges Historium, uma fantástica viagem pela história medieval de Bruges.

Próximo ao Grote Markt, a praça Burg brilha com a Basílica do Sangue Sagrado e a fachada do prédio gótico da prefeitura (Stadhuis), com 48 nichos para estátuas. O agradável passeio de barco pelos canais, com embarque próximo à Igreja de Nossa Senhora (Onze-Lieve-Vrouwekerk) com sua torre de 115 metros de altura, nos dá uma ideia da vida da cidade medieval e mostra tantos cenários maravilhosos, que fica difícil escolher o melhor ângulo para a foto. 

Um dos cenários urbanos mais famosos da parte antiga de Bruges é a Ponte de São Bonifácio. A ponte é tão charmosa e, ao mesmo tempo, tão lotada de turistas, que é melhor atravessá-la antes do horário de abertura da maioria das lojas de comércio, que se dá às 10hs.

Para a turma que não desperdiça a oportunidade de uma boa cerveja, como é o meu caso, um tour pela Cervejaria Halve Maan (meia Lua) é imprescindível. Fundada em 1856, a fábrica é administrada pela mesma família até os dias de hoje. O roteiro “sagrado” termina com a degustação de vários rótulos da melhor cerveja belga, acompanhada de deliciosos petiscos e pratos típicos.

O Groening Museum é considerado um dos principais museus da cidade. Suas obras retratam a riqueza da arte flamenga.

Como se trata de cidade de vocação quase que exclusivamente turística, os preços em hotéis e restaurantes variam de acordo com a temporada. O ideal são os períodos de baixa temporada ou dias úteis da semana. Nos fins de semana tudo fica inflacionado, inclusive o número de turistas. Mas, Bruges é inesquecível.

Paulo Queiroga

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.