BELA E SANTA CATARINA


Ponte Hercílio Luz - Santa Catarina

18.12.2018

Muitos mineiros acostumados a viajar não conhecem esta porção encantadora do país. Santa Catarina é o Estado brasileiro com o maior Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil. As culturas alemã, polonesa e italiana são a base deste caldo cultural. Florianópolis tem o maior IDH do país, qualificada como “o melhor lugar para se viver no Brasil”, em uma pesquisa realizada pela Revista Veja.

A cidade está crescendo como uma segunda casa para paulistas, argentinos, norte americanos e europeus, além de artistas e celebridades em busca de qualidade de vida. A Ponte Hercílio Luz, a maior ponte pencil do Brasil, inaugurada em 1926 e que se encontra, há anos, numa interminável restauração, é o cartão postal da cidade. Em frente à Praça XV de Novembro, um monumento com colunas e símbolos singulares, marcam a presença da Maçonaria na construção e restauração da cidade. O Mercado Público é um ponto de comércio ativo. Lá se encontra de vestuário a artesanato, passando por comidas típicas e ponto de lazer e encontro de turistas e moradores.

A comida que, aliás, não é barata, privilegia o peixe, camarão e frutos do mar. A praia Jurerê internacional, a mais famosa de Santa Catarina, oferece shopping de luxo e várias opções de atrações para um público elegante e sofisticado.

Já Santo Antonio de Lisboa é uma vilazinha portuguesa de arquitetura açoriana do século XIX, onde se come deliciosos mariscos, camarões e peixes ao pôr do sol. No entorno de Floripa as fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones integram o antigo sistema defensivo da Coroa portuguesa.

Embarque para Blumenau. Sua maior atração é a Vila Germânica, onde, no mês de outubro, acontece a famosa Oktoberfest, o maior festival de cervejas artesanais do Brasil. Museus, lojas e casas em estilo Enxaimel deixam marcas perenes da ocupação da região por colonos alemães.

Pomerodes, cidade com 30 mil habitantes é uma espécie de cópia de uma cidade alemã, onde a língua alemã divide espaço com o português.

As cidades de Rodeio e Timbó mesclam as culturas alemã e italiana. Surpreendentes são os vinhos produzidos pela vinícola San Michele, em Rodeio, uvas trazidas da região de Trento, na Itália, diferenciam a região na produção de vinhos nacionais.

Este é apenas um dos roteiros deste Estado encantador. Uma semana de agradável viagem de lazer, turismo e gastronomia.

Paulo Queiroga

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.