Languedoc-Roussillon
20.11.2018
Separe uma temporada inteira para conhecer de perto a região de Languedoc-Roussillon, na França. Visitamos um dos mais lindos registros da cultura romana antiga e medieval no Mediterrâneo francês, fronteiras com a Espanha, Andorra e o Mar Mediterrâneo. A região de Languedoc-Roussillon é um dos mais antigos polos produtores de vinho da Europa. Entre os mais conhecidos, estão o Vin de Pays d'Oc e o espumante Crémant de Limoux.
A região integra hoje a Occitânia, que compreende a Provença e as montanhas do Pirineus orientais. A mistura cultural de povos antigos e modernos (espanhóis, celtas, gregos, etruscos, fenícios, romanos, visigodos), criou a diversidade singular em toda a região, onde estão 13 das mais belas aldeias da França.Este rico pedaço de terra preserva alguns dos mais importantes vestígios da colonização romana e da Idade Média na França.
A animada capital regional, Montpellier, lotada de estudantes, além de fervilhante centro cultural preserva um charmoso bairro medieval e mantém viva a memória deste povo mediterrâneo. Em meio a essas maravilhas da cultura francesa do sul, Languedoc-Roussillon tem quatro locais classificados como Patrimônios Mundiais pela Unesco: o Arqueduto Pont du Gard (o maior arqueduto romano do mundo), a cidade medieval de Carcassonne, o Canal du Midi e os caminhos da peregrinação de Santiago de Compostela.
Em Perpignan, a cultura catalã predomina. A agradável cidade litorânea de Sète, muito procurada para esportes náuticos e pelas praias de areias finas, é ótima base para conhecer a região. A região dos cátaros, um grupo de cidades medievais fortificadas tem seu símbolo maior na conhecida Carcassonne, uma verdadeira joia, que data de 3.500 a.C. e se destaca pelas muralhas e pelo Canal-du-Midi, do século XVII. O aqueduto da Pont du Gard, a Arena de Nimes, um anfiteatro romano, são também obras-primas da engenharia romana. Em Perpignan, o Palácio dos Reis de Mallorca, em estilo gótico, registra a influência espanhola em Roussillon.
A região de Languedoc-Roussilloné, meio fora da curva dos grandes destinos europeus, é um roteiro à parte na Europa. Lugar para ser visitado para quem já conhece a Europa e quer se aprofundar nesta rica cultura do mundo antigo e medieval.