Serro: nosso patrimônio em restauração


13.03.2024

1ª Etapa da Restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, no distrito de Milho Verde, é iniciada. Ao todo serão investidos R$ 2,4 milhões na obra

No ano de 2023 foi anunciado, por meio do Programa Minas para Sempre, do Ministério Público de Minas Gerais, a restauração completa da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, em Milho Verde.

A obra visa recuperar e revitalizar a igreja, sanando os fatores de degradação dos seus elementos arquitetônicos e valorizando o patrimônio cultural. A obra tem previsão de duração de aproximadamente 18 meses.

Rico em paisagens naturais, manifestações culturais, Milho Verde tem sua história misturada à Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, construída no século XVIII.

É de lá, inclusive, o registro de batismo da aclamada Chica da Silva, realizado em 1734. A igreja, tombada pelo Iepha-MG, em decreto de 1980, apresenta rico ornamento, incluindo peças típicas do rococó e elementos quase intactos, como o piso em campas. Atualmente, porém, o bem apresenta patologias que pedem reparos para garantir sua integridade física.

Com o início da obra, será necessário o escoramento emergencial da igreja, além de revisões e adequações projetuais prévias aos serviços de recuperação estrutural e de coberturas, incluindo seus elementos arquitetônicos, bem como de manutenção e implementação de infraestruturas. Tudo isso para restabelecer sua imagem e materialidade.

Essa é uma obra que atende, especialmente, aos anseios da comunidade local e dos órgãos responsáveis pela política de preservação do patrimônio cultural.

Esse projeto faz parte do Programa Minas Para Sempre e foi contemplado em cumprimento ao disposto na cláusula 4, do Termo de Compromisso celebrado nos autos da ação civil pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.

1 Matriz-de-Nossa-Senhora-dos-Prazeres-Foto-Silvestre-Santos

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.