Cusco e Machu Picchu: Excelente roteiro para nosotros
15.03.2018
Não é à toa que a cidade de Cusco e as ruínas de Machu Picchu, no Peru, são considerados os mais destacados destinos turísticos do planeta. Envolvidas em mistérios e lendas, a região de Cusco e Machu Picchu impressiona pela altitude - Cusco está a 3450 acima do nível do mar – pela beleza do artesanato e pelo testemunho da incrível capacidade humana de construções em pedra com dimensões gigantescas.
Cusco, capital arqueológica das Américas.
Cusco é a cidade mais antiga do continente americano e sua capital arqueológica. A cidade é considerada o berço da civilização inca, que dali expandiu seu império para os territórios que formam hoje o Peru, Bolívia, Equador, o norte do Chile e a Argentina.
A cidade colonial espanhola de Cusco foi construída sobre bases das edificações da cultura inca. As misteriosas e impecáveis amarrações das pedras gigantescas garantiam a segurança nos freqüentes abalos sísmicos.
Ao chegar à cidade, todos os hotéis oferecem o chá de coca, que não tem nada de narcótico, Seu efeito salutar é aliviar possíveis dores de cabeça e enjôo causados pelo mal da altitude, chamado soroche.
Arte e arquitetura
A Catedral de Cusco é um exemplo de majestade da cultura espanhola. No interior da igreja, a pujança dos detalhes em ouro e prata impressiona até mesmo os brasileiros acostumados com as nossas ricas igrejas do período colonial português. A cerâmica, a joalheria inca e pré inca e os tecidos encantam pela técnica e riqueza de detalhes.
A enorme Praça das Armas é o centro da cidade, onde fica a catedral e os principais prédios públicos e edifícios históricos. Ali estão as melhores lojas e restaurantes. Aliás, o Peru é considerado o país com a segunda melhor gastronomia do mundo. (O primeiro lugar é a França) Entre os pratos típicos estão a Alpaca, uma carne extremamente leve e livre de colesterol, o cuy, uma espécie de porquinho da Índia e a quinoa, um cereal riquíssimo em nutritivos, que lembra o milho.
Destino mundial
Passear a noite pelo centro histórico de Cusco, sob a iluminação pública em tom amarelado, tem um charme especial. Na agitada vida noturna é como estar na Torre de Babel. Você vê turistas do mundo inteiro. Nas lojas, a pechincha é parte do negócio. Os táxis são baratos, mas combine antes as tarifas. Começa-se com um preço para turistas, até se chegar à famosa frase: “Quanto quieres pagar?”
Machu Picchu. Nada se compara a estar presente de corpo e alma neste local sagrado.
Para ir a Machu Picchu sai-se bem cedinho de Cusco, em ônibus, até a cidade de Ollantayatambo, onde se pega um trem panorâmico, que serpenteia o rio Urubamba por entre vales e enormes montanhas com os topos cobertos de neve. Só este espetáculo da natureza já valeria a viagem. A estação final do trem é em águas Calientes, de onde saem os micro ônibus em viagem de 30 minutos pela sinuosa subida até as ruínas de Machu Picchu.
Machu Picchu significa “velha montanha” em quéchua, a língua nativa dos incas. Ao chegar a este monumento declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, é impossível não se emocionar. A cidade foi construída no século XV e apenas foi redescoberta em 1911, pelo antropólogo norte-americano Hiram Bingham.
A área edificada em Machu Picchu tem cerca de 500 metros de comprimento por 200 metros de largura. A cidade é dividida em área agrícola formada por terrenos de cultivo e área urbana, constituída pelo Templo do Sol e da Lua, a Residência Real, o Templo das Três Janelas e o Templo Principal, entre outras edificações.
Em julho de 2011, a Direção Regional de Cultura de Cusco (RDC), introduziu novas regras reduzindo a entrada para 2.500 pessoas por dia, em Machu Picchu, para amenizar o impacto do turismo.
O roteiro Cusco Machu Picchu é uma experiência única de cultura, gastronomia e arqueologia e um roteiro com custo relativamente baixo para nosotros brasileños.
Inclua este roteiro inesquecível na sua agenda de viagens.
Paulo Queiroga