EDITORIAL: Março, o mês da Mulher
15.03.2018
Muitos eventos marcam o mês de março. Mas nenhum deles é mais importante que a data histórica do Dia Internacional da Mulher. O Dia da Mulher é todo dia, mas um, em especial, nos faz lembrar do que é a vida e o martírio de nossas mães mineiras e brasileiras, desde sempre. É preciso ter uma hora para pararmos e pensarmos sobre o que temos feito do mundo e da vida à nossa volta e lembrarmos das mulheres se faz mais que necessário.
A socialização da informação trouxe para o centro dos debates a verdadeira situação das mulheres, e nos fez ver o quanto é difícil ser mulher no Brasil e dona de casa. São muitos os relatos dolorosos que vemos e lemos por aí, muitos, e nos faz pensar que é preciso dar voz e vez para essas que são o esteio e a força motriz de uma sociedade. Por isso o Vila do Príncipe faz esse registro em suas páginas, deixando claro que ele é, sobre tudo, uma tribuna diuturna das mulheres e de seus direitos. Defender a mulher e garantir seus direitos é, além de tudo, garantir o direito da família e assegurar a integridade moral, cívica e cultural dos filhos das mulheres.
Os números da violência contra a mulher assustam. Ainda mais em saber que essa violência avança Brasil afora, tanto nos grandes centros quanto nos mais distantes rincões. Podemos afirmar que o Brasil é um país que não respeita a mulher, que não as reconhecem e não lhes dão o valor devido e necessário. Parece mesmo que nós, como povo, não gostamos das mulheres. É isso que fica subentendido nas manchetes que são estampadas a cada dia nos jornais do país inteiro.
O Vila do Príncipe não poderia deixar de fazer esse registro em momento tão oportuno. Somos, mais uma vez, o jornal que defende a mulher, por que é na gestação de cada uma delas que nasce a esperança de um país, de um povo.
Dando seguimento a esta edição, nos juntamos à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais na divulgação dos eventos que envolvem nossas cidades associadas a ela, sendo presidida pelo prefeito de Conceição do Mato Dentro, Zé Fernando.
Com o site no ar e a seção de cartas, aguardamos sugestões de pautas e matérias, além de notícias que podem ser enviadas diretamente à redação. Vêm novidades por aí!
Petrônio Souza Gonçalves
Petrônio Souza Gonçalves
Petrônio Souza Gonçalves é jornalista e escritor