Paraíba - sossego e natureza no extremo leste das américas


17.11.2022

Estado mais oriental do Brasil e da América do Sul, onde o sol nasce primeiro, a Paraíba reúne uma das paisagens mais bonitas do nordeste brasileiro.

Quilômetros de areia branca, águas cristalinas, coqueirais, falésias e temperatura média em torno de 28 graus, o ano todo lhe convidam ao desfrute manso e aconchegante. O modo de vida simples do paraibano, a hospitalidade e o sossego inspiram o visitante. A brisa suave e a segurança na orla completam seu prazer.

A capital, João Pessoa, fundada em 1585, se orgulha do título de uma das maiores áreas verdes urbanas do Brasil. Uma lei municipal proíbe edifícios com mais de três andares a beira-mar, garante beleza e qualidade de vida dos cidadãos e turistas. 

Cabo Branco, a 10 KM do centro de João Pessoa, já foi o ponto mais oriental das Américas. Hoje, com a erosão marinha, as ondas desgastaram o Cabo Branco e o titulo foi transferido para Ponta Seixas, 3 KM ao Sul.

Farol do Cabo Branco

Do Farol de Cabo Branco você avista de um lado o litoral paraibano, do outro uma verdadeira passarela, a avenida Cabo Branco, um dos locais mais movimentados da orla, onde desfila a moçada bonita.

Tranquilidade Tropical

As praias urbanas são banhadas por águas claras, calmas e limpas, com piscinas naturais formadas pelos arrecifes. A criançada fica à vontade, enquanto você, sem se preocupar com elas, passeia, ou corre pela pista à beira mar em meio a coqueiros e falésias.

A Praia do Poço é um banco de areia conhecido como Areia Vermelha. A água quente das piscinas naturais inspira momentos de relaxamento e meditação.

Tambaú

Não dá para conhecer a Paraíba sem visitar Tambaú. Bons hotéis, restaurantes, feira de artesanato, posto de informação turística, Tambaú é o ponto de partida para diversos passeios pelo mar. Um desses é para Picãozinho. Lá, em águas incrivelmente transparentes, os peixes vêm comer à mão do visitante. Nas noites de lua cheia, os hotéis organizam serenatas sobre a água morna. Uma integração perfeita do homem com a natureza.

Litoral Norte

Cabedelo é uma cidade portuária, a 18 KM ao norte de João Pessoa. A população de 30 mil habitantes chega aos 100 mil na alta temporada e superlotam as praias mais cobiçadas do litoral paraibano.

Na praia do Jacaré, de água doce, o inesquecível pôr-do-sol é um dos locais mais fotografados. Bares, restaurantes e marinas dão um charme especial.

Do Jacaré você segue para Formosa, Areia Dourada, Camboinha, Poço e Intermares. Com exceção de Intermares, com águas próprias para o surf, todas as praias de Cabedelo são grandes piscinas naturais de águas mornas e calmas. Ideais para crianças e idosos e para a prática de esportes náuticos.

Saindo de Cabedelo, de balsa, você chega à tranqüila Lucena, nas praias de Costinha, estuário do Rio Paraíba, de Fagundes e da Ponta do Lucena. Em período de festas, como o carnaval, a praia de Lucena quase triplica sua população.

Projeto Peixe Boi Marinho

Em Rio Tinto, na praia de Barra de Mamanguape, na foz do rio de mesmo nome, é mantido um dos postos do Projeto Peixe Boi Marinho, que vivem ali livremente.

Baia da Traição e Barra de Camaratuba

A Baía da Traição mantém a única reserva indígena do Estado, onde ainda vivem os índios Potiguaras. As praias e o mar com grandes ondas lembram pinturas do Brasil colônia. Na divisa com o Rio Grande do Norte fica a Barra de Camaratuba, considerada a praia mais bonita do litoral paraibano.

Litoral Sul

A primeira das praias do litoral Sul fica a 14 km de João Pessoa – Gramame, rodeada por coqueiros e águas mornas e mansas, é uma enseada típica dos paraísos tropicais.

A praia do Amor tem como símbolo o arco da pedra furada. A tradição recomenda que os casais apaixonados passem de mãos dadas por entre as fendas da pedra.

Na praia de Jacumã, reluzida pelo mar verde-esmeralda você encontra boas opções de pousadas, bares e restaurantes e de hospedagem em casas de veraneio.

Antes de chegar a Coqueirinho, vale uma paradinha no mirante Dedo de Deus. Aproveite para tomar uma água de coco gelada.

A próxima parada é Carapibus. Cercada por coqueirais parece cartão postal. Com boa estrutura de receptivo turístico, o local é procurado para prática do mergulho em ilhas formadas por recifes cobertos de corais.

Peladão em Tambaba

Tambaba é a mais antiga praia de naturismo do nordeste. É bom lembrar que em uma parte da praia, o nudismo é proibido. Já a área reservada tem controle de entrada e saída pela Sociedade de Naturismo de Tambaba. A praia é também um santuário ecológico. Reúne uma mata praticamente virgem e um labirinto de areia colorida, resultado da ação do vento nas falésias.

O encanto da Paraíba nada deve aos litorais mais bonitos da América do Sul.

Paulo Queiroga

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.