NOTÍCIAS > Cidade
NOTÍCIAS > CIDADES > Conceição do Mato Dentro
315 anos de História: Parabéns Conceição do Mato Dentro
12.12.2017
315 anos de orgulho dos mineiros
No último dia 8 Conceição do Mato Dentro comemorou 315 anos.
E tudo começou lá no início do século XVIII, com o bandeirante Borba Gato, que descobriu ouro na região então habitada pelos índios Botocudos.
Depois, na vertente da serra, entre os penhascos da Ferrugem e os espigões do Campo Grande e Cotocori, esses bandeirantes localizaram a mais rica lavra aurífera de toda a região nordeste da Capitania.
Desde o alto do Vintém até as planícies da Bandeirinha o ouro brotava em profusão daquelas terras. Nas areias do minúsculo Cuiabá, Gabriel Ponce de Lion encontrou, de uma só bateada, cerca de 20 oitavas de ouro. Em pouco tempo o local estava coberto de cabanas. Por iniciativa daquele bandeirante, iniciou-se a construção de uma capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
O tempo passava e mais aventureiros chegavam à busca do ouro e riquezas da região.
Depois de descobertas as minas do Serro Frio, a ânsia de novos descobertos levou os sertanistas a novas aventuras. Uma bandeira seguiu para o sul, sendo que Gaspar Ponce de León, Gaspar Soares e Manuel Correia de Paiva chefiavam-na. Descobriram Itapanhoacanga. Lutando contra toda sorte de dificuldades, atravessando montanhas escarpadas, fugindo a encontros com índios, afinal, encontraram ouro em abundância. A eles outros se seguiram e, em pouco tempo, estava formado o arraial da Conceição.
Hoje Conceição do Mato Dentro é uma das cidades mais promissoras do estado. A instalação da Anglo American no município levou progresso à região, gerando milhares de empregos. O Comércio é atuante e gera recursos.
Suas cachoeiras são conhecidas não só no Brasil, mas em boa parte do mundo. Personalidades ilustres deixaram Conceição e entraram para a história de Mians e do Brasil. Que o diga o brilhante José Aparecido de Oliveira, político reconhecido e respeitado por todos.
Apesar do progresso, da calmaria que deu lugar ao agito que ele traz, o conceicionense não perdeu seu jeitinho mineiro do interior. È amável, agradável, gosta de um bom papo e de contar causos e histórias.
Traz no peito o orgulho de ter nascido em Conceição, de respeitar suas tradições, suas festas religiosas.
O Jornal Vila do Princípe sente orgulho de estar participando um pouco dessa história. Há quase um ano, mensalmente reservamos espaço nas nossas edições para falar das coisas de Conceição, levar informação, mostar as belezas do município, estar mais perto do conceicionense.
Nossos parabéns ao Prefeito José Fernando e aos veradores que continuam lutando e trabalhando para uma melhor qualidade de vida dos moradores. Parabéns ao comércio e indústria que acreditaram e continuam acreditando no potencial para crescimento da cidade. Parabéns aos servidores muncipais, que trabalham para fazer uma cidade melhor e mais bonita.
Parabéns Conceição do Mato Dentro orgulho de sua gente.
Marcelo Devanir - Jornalista