31ª Festa do Queijo do Serro


11.10.2017

Realizada entre os dias 19 e 24 do mês de setembro a 31ª Festa do Queijo do Serro foi um sucesso.

Além das ricas tradições e do belo patrimônio histórico e cultural, o Serro apresenta condições singulares que fazem de seu queijo, um produto diferenciado e especial com mais de trezentos anos de tradição que vem sendo transmitida através das gerações por todo esse tempo.

A Festa do Queijo do Serro existe com o propósito de valorizar o queijo enquanto produto, fomentando a manutenção desta tradição e oferecendo suporte técnico e capacitação para os produtores, bem como lazer e entretenimento.

Com o apoio dos parceiros: Anglo American, Codemig e Governo de Minas, Cooper Serro, Sindicato dos Produtores Rurais de Serro, SEBRAE, APAQS (Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro) e Emater, essa edição teve atrações variadas para todos os públicos: Degusta Serro; final do I Concurso Gastronômico – Música de Buteco; ciclo de palestras técnicas; moda de viola; degustação de queijo; espaço do produtor rural; espaço infantil e shows noturnos.

O ciclo de palestras teve um time de peso para falar de três temas importantes para o processo produtivo do Queijo Minas Artesanal do Serro.

No dia 19, João Cruz Reis Filho com graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Genética e Melhoramento também pela Universidade Federal de Viçosa (2009), falou sobre Melhoramento Animal e Genética.

No dia 21, Cleube Boari, Zootecnista, Doutor em Ciências dos Alimentos. Professor Adjunto IV do Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, trouxe as inspirações da França para a maturação do queijo Minas Artesanal do Serro.

Já no dia 22 o professor Luís Roberto, com graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2000), doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2005) e pós-doutorado pelo RIKILT (Institute of Food Safety -). Wageningen University/Holanda, apresentou a primeira etapa da pesquisa com os fungos nos queijos da região do Serro.

Entre os shows destaque para apresentação de Renato Teixeira e Marcos Zam, na noite do dia 24.

Fonte: FAEMG

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.