CASARÃO DOS ORLANDI SERÁ REFORMADO E VAI ABRIGAR ESCOLA DE ARTE E ORQUESTRA SINFÔNICA DE DIAMANTINA


Casarão de Orlandi - Divulgação IPHAN

19.06.2018

Abertura das propostas das empresas interessadas em fazer a obra será dia 4 de julho, quarta-feira

O Casarão dos Orlandi, na Praça Doutor Prado, nº 129, no Centro de Diamantina será totalmente restaurado para abrigar a Escola de Arte e a Orquestra Sinfônica de Diamantina. O edital da Concorrência nº 1/2018 foi publicado na última segunda-feira, dia 4 de junho, e a data para abertura das propostas das empresas interessadas em realizar as obras é o dia 4 de julho, quarta-feira, na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), rua Januária nº130, Bairro Floresta em Belo Horizonte. O valor da licitação é de R$ 3.017.160,96. 

O Casarão dos Orlandi pertence à Prefeitura Municipal de Diamantina e sua restauração é fruto da parceria entre o Executivo Municipal, o IPHAN e o Governo Federal, por meio da continuidade e finalização da ação do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). “Diamantina é uma terra linda e com uma riqueza histórica imensa. Não medimos esforços para preservar esse patrimônio e ressalto a eficiência da equipe técnica da Prefeitura em todo o processo”, declarou o prefeito Juscelino Brasiliano Roque. 

Atualmente o imóvel encontra-se sem uso e em péssimo estado de conservação. A reforma, prevista para durar nove meses, após a assinatura do contrato, a edificação histórica será dotada de condições adequadas para abrigar a Escola de Arte e a sede da Orquestra Sinfônica de Diamantina, garantindo uma importante infraestrutura educacional dentro do município. 

O Casarão dos Orlandi irá atender uma grande quantidade de alunos, sendo um importante instrumento de crescimento sociocultural. A obra ainda proporcionará a geração de empregos diretos e indiretos, o que contribuirá no desenvolvimento socioeconômico da cidade.

R$ 3.017.160,96

É o valor da licitação para as obras no Casarão dos Orlandi e que visa o resgate histórico do imóvel e a implantação de Escola de Arte e da sede da Orquestra Sinfônica de Diamantina

HISTÓRIA

O Casarão dos Orlandi é um importante exemplar da arquitetura civil de Diamantina, construído provavelmente no fim do século XIX e início do século XX. O imóvel está implantado em lugar de destaque, na Praça Doutor Prado, antiga Praça da Cavalhada Velha, um dos arruamentos mais antigos da cidade.

O Casarão dos Orlandi integra o conjunto arquitetônico e urbanístico de Diamantina, tombado em 1938.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.