GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE DIAMANTINA LANÇA O PROJETO DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
16.05.2018
A Guarda Civil Municipal de Diamantina lançou na manhã de sexta-feira, 27 de abril, o Projeto Cuca Legal. A iniciativa busca promover a educação no trânsito de uma forma lúdica, por meio de um jogo gigante de tabuleiro, em que os participantes aprendem, de forma divertida, as regras de convivência nas vias públicas. A apresentação do projeto aconteceu no Centro Cultural David Ribeiro (Mercado Velho) com a presença de autoridades, convidados e alunos da Escola Municipal Belita Tameirão. São os estudantes o principal público do Cuca Legal, mas adultos também podem ser contemplados. “Parabenizo pela iniciativa de criar ações para aproximar a Guarda da comunidade e de investir nas crianças. Diamantina é uma cidade linda, mas não foi feita para carros. As pessoas têm de se conscientizar desta realidade e andar pelo centro a pé, admirando todas as nossas belezas. Começar esse trabalho pelas crianças é de suma importância”, declarou o prefeito Juscelino Brasiliano Roque.
Há um ano, em abril de 2017, o projeto de educação no trânsito foi apresentado ao prefeito e ao então secretário municipal de Governo, Alexandre Magno. “Desde o princípio tivemos total apoio para a execução do Cuca Legal, que hoje se torna realidade”, declarou a comandante da Guarda Civil Municipal de Diamantina, Gabriela Cristina Porto Fernandes. A comandante ressaltou a participação da guarda Miriam Morais ao propor o projeto e trabalhar pela sua implantação. Miriam conta que o Cuca Legal foi concebido por Herivelton Magno dos Santos, na Guarda Municipal de Santa Luzia. “Fomos até Santa Luzia para conhecer o projeto e fazer a nossa capacitação”, informou.
Com o projeto Cuca Legal também foi feita uma homenagem póstuma ao guarda João Afonso, que faleceu vítima de um acidente de trânsito em 2015. É a caricatura dele que ilustra o Kit com o tabuleiro do Cuca Legal.