HORTA COMUNITÁRIA SE TORNA ATRAÇÃO EM BAIRRO NO SERRO


22.05.2020

Diante de um cenário inesperado por todos, moradores do bairro Cidade Nova em Serro se mobilizaram para cultivar uma horta comunitária. A ideia surgiu quando, temerosos com um provável aumento na demanda por verduras e legumes, um morador, no grupo de WhatsApp, sugeriu utilizar um lote vago no bairro para plantar.

Tendo aceitação imediata pelos membros diante da proposta apresentada, logo ajeitaram o lote e iniciaram os trabalhos de limpeza, formação dos canteiros e preparado da terra. As dificuldades logo apareceram como falta de água no terreno e disponibilidade dos moradores para dar manutenção diária. Porém, o espírito de cooperação falou mais alto. Vizinhos cederam água para aguar a horta e outros disponibilizaram um dia na semana para dar os cuidados devidos.

Desde a ideia do cultivo de hortaliças até o plantio de fato, se passaram um mês e já colhem resultados, tudo devido ao comprometimento de cada um. Além disso, foi possível criar novas amizades e reforçar o senso de cooperação em momentos de fragilidades sociais. A horta acabou sendo um elo entre moradores e uma forma de aliviar as tensões e ansiedades, uma vez que estar em contato com a terra e plantas são excelentes terapias.

A proposta foi tão relevante sob vários aspectos que um deles foi o cultivo em lotes vagos. Isso permite a limpeza constante do lugar além de dar propósito num espaço até então ocioso. Segundo relatou o morador, Rômulo Sabarense, a princípio o cultivo da horta duraria o período da quarentena contra o vírus, mas deixou em aberto e demostrou interesse em tornar o plantio permanente, caso os moradores e o dono do terreno aceitem.

Fonte: Rômulo Sabarense- Serro/MG

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.