108 anos de Música, História e Tradição
02.05.2017
A Banda Santíssimo Sacramento vem participando de Encontros de Bandas em Minas Gerais, realizados nas cidades de Barão de Cocais, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Couto de Magalhães, Datas, Diamantina, Itamarandiba, Lagoa Santa, Malacacheta, Manhumirim, Minas Novas, Presidente Kubitschek, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, entre outras, representando e divulgando a cultura serrana.
Além de todo zelo com a tradição musical, a corporação cuida da formação do músico, para que este se sinta verdadeiro representante dessa valorosa tradição.
A Banda realizou em 2013 e 2014 o PartilhArte, idealizado pelo ex-presidente Octávio Mesquita, um evento beneficente onde se associa a arte com doação que são repassadas à entidades filantrópicas (APAE Serro, Casa de Caridade Santa Tereza, Cedia - Criaser), com participação da comunidade e de artistas serranos!
Em 2014 o atual Maestro Diney Morais compôs um dobrado (ritmo típico das bandas interioranas mineiras) para homenagear o Serro nos seus 300 anos de elevação do então Arraial das Lavras Velhas a Vila do Príncipe, intitulado “3° Centenário Serrano", o mesmo foi letrado pela musicista Joyce Costa.
A Banda é parte integrante da Bolerata, evento criado pela Serrotur. A banda de música se posiciona nas sacadas dos casarões e o som dos instrumentos ecoa pelas ruas e vielas da cidade histórica.
Marco Aurélio Bicalho De Abreu Chagas (Marco Aurélio de Betinha de Zaíta de Zé Dayrell, de Tuquito e de Sinhá) em publicação no Site Escrita Biblioteca Virtual de Escritores diz que: “É a arte, música e história bailando pelos casarios, becos paisagens com palcos naturais de um patrimônio cultural”.
A Banda não forma apenas músicos, forma pessoas, pois a música é responsável pelo bem estar, desperta o interesse e a atenção, deixa a sensibilidade à flor a da pele e transporta para lugares onde a imaginação e a emoção falam mais alto, seja de quem a toca ou de quem a escuta!
Fonte - ASCOM