Belo Horizonte recebe exposição fotográfica
12.08.2019
Abertura será no 5 de setembro e exposição ficará em cartaz até novembro, no Museu Inimá de Paula, no centro da capital mineira
AAASER – Associação dos Amigos do Serro promove, em setembro, outubro e novembro, no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte, uma exposição de fotografias sobre a cidade do Serro, reunindo imagens do fotógrafo serrano Felix Tolentino.
Serão expostas cerca de 70 fotografias, que ser!ão instaladas em dois andares do Museu. As fotos retratam a beleza da histórica cidade, plantada no alto azul do Espinhaço e mostram como vive o seu povo, as belezas naturais, edificações seculares, as igrejas monumentais, a área rural dedicada à criação de gado e produção do famoso queijo do Serro.
Denominada Vila do Príncipe, no período colonial, Serro tem mais de 300 anos de história. É a quinta cidade mais antiga de Minas Gerais e preserva as mesmas características da época barroca. Como diz o escritor serrano Feiz Nagib “a mão do progresso não lhe tocou com peso”. Em 1938 o Serro torna-se a primeira cidade histórica brasileira a ter seu acervo totalmente tombado pelo IPHAN.
O autor das fotografias, Felix Tolentino, descreve a exposição pelo lado afetivo e assim o apresenta: “Aquilas Genuit é a mensagem que vem impressa na bandeira do Serro, antiga Vila do Príncipe, cuja tradução ‘Ninho de Águias’ já revela a sua missão de prover a pátria de bens e homens valorosos”.
O fotógrafo Felix Tolentino quer transmitir com suas fotos, emoções, lembranças, informações sobre a cidade, como viveu e como vive seu povo, além das belíssimas paisagens, o relicário de tradições que envolve as igrejas, as tortuosas ruas, os chafarizes, o casario colonial, as suas festas populares, as serenatas nas madrugadas e o panorama das áreas rurais, onde são produzidos os famosos queijos.
A exposição é, na verdade, uma viagem pelas inúmeras belezas do Serro, captadas com emoção e sensibilidade pelas telas do genial fotógrafo Feliz Toletino.