Câmara do Serro se mostra cada vez mais qualificada e comprometida com as demandas de seu povo
11.07.2019
O primeiro semestre foi de muito trabalho e conquistas, e vem muito mais por aí!
Mesmo diante da escassez de verbas públicas, vereadores do Serro são incansáveis na busca de investimentos, verbas e emendas parlamentares para serem destinadas ao desenvolvimento do município
É de se destacar a forma atuante e comprometida como tem sido essa legislatura da Câmara Municipal do Serro. De forma descentralizada, é possível apontar as várias ações do vereadores pelos distritos e povoados do município, sempre buscando o bem comum e o benefício para toda sociedade. E o trabalho dos vereadores não para aí, pois eles tem buscado se estruturar e qualificar, participando diretamente de cursos e seminários em Belo Horizonte e na região do Médio Espinhaço. Agora o vereador Paulinho conseguiu. por meio do deputado federal Marcelo Aro, R$150.000,00 em emenda parlamentar para ser destinada ao Hospital do Serro, na modalidade de custeio.
No final do mês de junho, os vereadores Paulinho, Roberto, Paulo Henrique, Rogério, Josué, Sebastião, Márcio e Romeu participaram nos dias 26 e 27 de junho do curso Reforma Política e Oratória Parlamentar, realizado em Belo Horizonte. Nos dois dias, a comitiva serrana pode assimilar melhor os valores que norteiam e direcionam a atuação parlamentar dos representantes legítimos do povo. O resultado disso é uma Câmara mais qualificada, sabendo pleitear recursos, estabelecer metas e realizar a gestão pública com engajamento, honestidade e seriedade.
Uma atitude que prova esse engajamento da Câmara e seus vereadores foi o repasse de verba para a gestão municipal, objetivando exclusivamente a manutenção dos trabalhos na área da saúde, que impactam diretamente na vida da família serrana. A solicitação antecipada de devolução de saldo financeiro da Câmara Municipal para o Poder Executivo do município veio reafirmar o compromisso ético e moral dos vereadores da cidade com sua população, possibilitando assim a continuidade do convênio da Prefeitura com a Casa de Caridade Santa Tereza, para manutenção do plantão médico 24 horas. Na ocasião, a Presidência da Câmara repassou imediatamente, no dia 22 de abril, para o executivo municipal, a importância de R$98.000,00, que foram encaminhados, na mesma hora, para a administração do Hospital, e foram utilizados para quitar pendência e manter os trabalhos na área de saúde, beneficiando diretamente a população serrana.
No mês de junho, Serro recebeu uma comitiva de vereadores fez uma inspeção na Casa mantida pela Prefeitura do Serro na capital mineira. Destinada a acolher a população serrana em Belo Horizonte, a Casa do Serro recebeu uma comitiva dos vereadores serranos, composta por Paulinho, Roberto, Márcio, Josué, Romeu, Sebastião e Paulo Henrique. Todos foram inânimes em destacar a importância do convênio da prefeitura para o suporte e recepção ao povo do Serro, que tem, regularmente, assuntos médicos e urgentes para tratar na capital mineira. No mesmo mês, vereadores serranos participam de curso do Orçamento Impositivo, em busca de novas perspectivas para a população serrana. O orçamento público é atualmente o instrumento de maior relevância para a Administração Pública, sua efetivação está constitucionalmente prevista e compreende a elaboração de três leis, sendo elas: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
E a criação e implantação da Ouvidoria veio coroar todo o trabalho feito com dedicação a afinco da Câmara Municipal do Serro. Em sua busca incessante pela cidadania, foi instituída a Ouvidoria do Povo, para atender diretamente às demandas de toda população do município. As ouvidorias públicas são um instrumento da cidadania e serão pilares fundamentais de sustentação das democracias modernas. Elas devem trabalhar pela satisfação dos cidadãos, atuando como promotoras e agentes de mudanças em prol de uma gestão pública democrática, transparente, eficaz, participativa, ética e eficiente.
Sobre os trabalhos realizados no primeiro semestre deste ano, o presidente da Câmara Ronivon Simões comemora, dizendo “que quando os poderes cumprem a sua missão estatutária, quem ganha é a população. Ganha em trabalhos realizados, reivindicações atendidas, iniciativa tomadas. A Câmara do Serro tem essa tradição, de trabalho, compromisso e seriedade, e é exatamente essa tradição que estamos mantendo e ampliando, buscando sempre novas perspectivas. Sinto apenas que a população deveria participar mais de nossas sessões, de nossas reuniões, pois a Câmara é do povo e ele é parte dela. Estamos de portas abertas para receber a consciente população serrana, essa que é a razão de todos os nossos sonhos, esforços e trabahos”, declarou sereno o presidente Ronivon Simões.