Ouvidoria à disposição de todos


Presidente da Câmara Ronivon Simões e Ouvidor João Robson de Abreu Passos

14.06.2019

Em sua busca incessante pela cidadania, Câmara Municipal do Serro institui Ouvidoria do Povo, para atender diretamente às demandas de toda população do município

s ouvidorias públicas são um

            instrumento    da   cidadania   e 

              serão pilares fundamentais de sustentação das democracias moder-nas. Elas devem trabalhar pela satisfação dos cidadãos, atuando como promotoras e agentes de mudanças em prol de uma gestão pública democrática, transparente, eficaz, participativa, ética e eficiente.

Por meio da Ouvidoria, fica assegurada institucionalmente a participação social dos cidadãos e, no Serro, ela pode ser acionada por meio do site oficial da Câmara Municipal, no link OUVIDORIA, ou pessoalmente na Câmara, onde ela está instalada, com funcionamento semanal de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h. O ouvidor instituído no Serro é o senhor João Robson.

O ouvidor, ao assumir o seu papel de representante do cidadão, transformará uma simples reclamação em algo público e oficial. Garantindo o direito de manifestação do cidadão-usuário sobre os serviços prestados. Interagindo de forma a melhorar permanentemente o funcionamento da instituição a partir do conceito de cidadania, admitindo a satisfação do cidadão como ponto central de referência. Assim, da mesma forma que as organizações da sociedade civil agem como permanentes vigilantes da qualidade dos serviços públicos, o cidadão comum cobra a sua cidadania por meio da Ouvidoria. 

Hoje, a ouvidoria brasileira é, sem dúvida, uma porta aberta para a participação popular, um canal de diálogo com a população. E através das reivindicações e das reclamações se torna uma fonte de recomendações para a melhoria do serviço público.

Além disso,  acrescentamos que hoje em dia surge em cena um cidadão muito mais exigente, com vocação participativa, ansioso por melhor qualidade de vida, zeloso de seus direitos e com uma crescente consciência do seu papel no jogo do poder.

A legitimação do papel da Ouvidoria se dá quando o Ouvidor exerce com eficácia sua real função de representante do cidadão, demonstrando essencial vontade de agir com eficiência contra as ações de má administração, contra os comportamentos abusivos e irracionais da burocracia, estimulando a transparência e a qualidade no atendimento e promovendo o adequado respeito ao cidadão, que carece de direitos.

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