Projeto atua na formação cidadã de crianças do Serro


18.12.2018

A Associação Coletivo Flor e Ser no Cerrado realiza um importante trabalho de formação educacional e de cidadania com crianças no distrito de Milho Verde

A Associação Coletivo Flor e Ser no Cerrado foi criada originalmente em 2002, com sede no Rio de Janeiro/RJ, atuando com projetos sociais na área de cultura popular e educação. Em fevereiro de 2017 foi realizada uma reformulação estatutária, envolvendo mudança de nome e de endereço, indo para o Serro, e passou a representar um coletivo de educadores, permacultores e terapeutas que atuam no distrito de Milho Verde.

A Associação Coletivo Flor e Ser no Cerrado tem como finalidade realizar e promover ações nas áreas educacional, social, cultural, artística, permacultural e de saúde integral, voltadas para a formação humana integral e o bem estar social de comunidades tradicionais do Cerrado Mineiro.

O trabalho do coletivo em Milho Verde começou em 2010, com mutirões de construção do espaço pedagógico e permacultural, batizado Espaço Comunitário Flor e Ser, onde são realizadas atividades para crianças e jovens por meio do projeto Educação no Cerrado que desde 2015, por meio de parceria com a escola pública local, oferece complementação pedagógica para crianças e jovens indicados por vivenciarem situações de riscos sociais, pedagógicos ou psicológicos.

São oferecidas atividades de reforço escolar, permacultura, capoeira, alongamento, trabalhos manuais e artes inspiradas pela Pedagogia Waldorf e Pedagogia do Fazer. Neste ano, o Projeto se estendeu até a comunidade do Ausente, com aulas de reforço escolar. Em 2013, em parceria com pais e mães da comunidade, deram início ao Jardim Sementeira, que atende crianças de 2 a 6 anos, em um processo de aprendizado coletivo e amoroso.

As aulas acontecem três vezes por semana no período da manhã e da tarde, em dois grupos etários, de 6 a 12 anos e de 13 a 15 anos, além das aulas no Jardim Sementeira, que ocorrem no período da tarde. Visando um atendimento integral, o Projeto conta também com o acompanhamento de uma psicóloga e de terapeutas.  Como educadores, o projeto Educação no Cerrado, visa promover educação ambiental e social, formando pessoas capazes de agir no mundo de maneira autossustentável, autônoma, criativa e com responsabilidade ética,  atuando na micropolítica que nos cabe, mas tendo a consciência de que os resultados reverbera, profundamente, em todo o Planeta.

Gabriela Barroso, Educadora do Projeto Flor e Ser

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