Serro propõe amplo programa de segurança pública para o município
Prefeito Guilherme Simões, do Serro, na reunião que dá início ao Programa de Segurança Pública no Município
20.11.2018
Atenta ao aumento da criminalidade, a Associação dos Amigos do Serro (AASER) se reuniu a comunidade serrana e autoridades para refletirem sobre a realidade da segurança pública na cidade e região
A pauta da reunião era ouvir e debater sobre as demandas da população para se formar, em seguida, um diagnóstico sobre o tema e agir sistematicamente neste grave problema social. O objetivo inicial da reunião é o de colher informações relativas aos anseios das comunidades, ocorrências de delitos, além das dificuldades enfrentadas pelas polícias Militar e Civil e o Ministério Público da Comarca, no trabalho ativo e preventivo da segurança pública na sede e nos distritos, principalmente a carência de estrutura funcional e de recursos financeiros.
A reunião pública foi realizada no auditório da Escola Infantil Irmã Carvalho, no dia 30 de outubro, uma terça-feira, e contou com a participação de representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública – CONSEP, da Policia Militar de Minas Gerais - PMMG, da Policia Civil da Comarca, Câmara Municipal, representantes da prefeitura nas áreas de educação, agricultura, saúde, além de sindicatos, associações e lideranças comunitárias de todo o município.
No pronunciamento de abertura, o prefeito Guilherme Simões salientou a importância da iniciativa para o município e disponibilizou toda a estrutura da Prefeitura Municipal para o programa a ser construído com a participação direta da comunidade. “Neste país, onde a violência e o crime alcançam proporções alarmantes, a segurança pública tornou-se questão de primeira necessidade em praticamente todos os municípios brasileiros. A iniciativa de se unir a população serrana, as autoridades constituídas e lideranças comunitárias para criar mecanismos de garantia da segurança pública, merece apoio total do poder público,” destacou o prefeito em seu pronunciamento, afirmando que “a segurança pública é um tema que atinge a todos os segmentos da população, independente da região onde mora, da ocupação e da classe social. Esta reunião de caráter democrático e multissetorial é o primeiro passo de um amplo programa de segurança pública elaborado pela comunidade, que colocará o nosso Serro à frente, em âmbito regional e estadual, na ação e prevenção desta grave questão”, finalizou o prefeito Guilherme Simões.
As manifestações das autoridades e da comunidade ali representada e toda a dinâmica da reunião foram gravadas, compiladas e comporão o primeiro Diagnóstico de Segurança Pública do Município de Serro.
Um grupo técnico composto por representantes do poder público municipal e estadual, instituições de ensino e lideranças da sede e dos distritos garantirá a continuidade do programa, que pretende assegurar a integridade, o direito de ir e vir das pessoas e o patrimônio público e privado.
Entre as autoridades e lideranças presentes à reunião, o comandante da 144ª Cia de Policia Militar de Serro; o tenente PMMG Julio Cesar Mesquita de Morais; o delegado da Polícia Civil da Comarca, Dr. Flávio Vinícius Martins de Castro; o promotor de Justiça da Comarca, Dr. Mauro Renê da Costa Filho; o presidente e diretor da AASER, Helton Magalhães e João Evangelista de Oliveira, respectivamente; e ainda a presidente do CONSEP, Florinda Augusta da Silva, mais conhecida como a Iaiá de Olinda.