Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal
18.07.2024
A produção queijeira é tradição na cidade com reflexos consideráveis na economia e na mesa do Serrano. São 11 cidades entregando a matéria prima que se transforma em vários tipos e sabores de queijo na no município e no Brasil: municípios de Alvorada de Minas, Coluna, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro. Juntos fazemos a região produtora denominada QUEIJO DO SERRO.
Desde o ano passado, o Concurso dos Queijos Artesanais de Minas Gerais se tornou itinerante. A primeira região a abrir esta nova “fase” foi o Cerrado que, por sua vez, passou o bastão para o Serro. Mas até a região que sedia o evento tem que passar pela etapa regional, que é quem garimpa os melhores queijos e os leva para a etapa final. E haja trabalho de garimpo! De acordo com a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs), a região possui cerca de 800 produtores artesanais que, juntos, fabricam, em média, oito toneladas diárias de queijo. E toda essa tradição foi colocada à prova em Alvorada de Minas.
“O concurso, este ano, contou com 21 produtores rurais de 11 municípios. Os queijos tinham maturação mínima de 17 dias, e foram avaliados por uma equipe seleta de sete jurados, que observaram a apresentação, a cor, a textura, a consistência e o sabor das peças. Ao final, todos eles reconheceram que o trabalho que a Emater-MG vem realizando na região agregou muito valor à produção desses queijos, tamanha a qualidade dos produtos que foram apresentados”, afirmou o coordenador Regional da Emater-MG, José Aparecido da Silva.
Conheça os vencedores do Concurso Regional de Queijo Minas Artesanal do Serro:
- Aguimar Antônio Barbosa - Município Serro
- Itamar Pereira dos Santos - Município de Paulistas
- João Evangelista de Pinho Marques - Município de Materlândia
- José Hailton Castelar Júnio - Município de Dom Joaquim
- Vismar Ênio Pimenta - Município de Alvorada