No Dia Nacional da Árvore, Serro ganha o Ipê Amarelo “Mulatinho” como Árvore Símbolo do município
17.10.2023
Com a Lei aprovada que institui também o projeto “Uma Vida, Um Ipê”, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável segue buscando formas de expandir o cuidado com o meio ambiente serrano
São diversas ações que vêm sendo executadas pela Secretaria, incluindo as campanhas de Educação Ambiental em todos os eixos e o desenvolvimento dos programas preestabelecidos que objetiva a conscientização dos estudantes da necessidade da preservação e dos cuidados com o Meio Ambiente.
O Ipê Amarelo é uma árvore endêmica no território serrano e muito conhecida pela sua beleza exuberante durante seu período de floração.
Com a nova lei, o projeto “Uma Vida, Um Ipê” dispõe que para cada bebê nascido e registrado no município de Serro, será plantado uma nova muda de Ipê Amarelo.
Cada muda poderá ser plantada pelos genitores ou outros familiares da criança nascida, em local escolhido por eles, desde que aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ou ainda, se assim não for possível, a muda será plantada pelo município, em espaço público ou em áreas alternativas de plantio, conforme determinação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Esse Projeto além de trazer mais embelezamento e cor para o município, que já possui uma extensa área verde, viabiliza também a promoção de campanhas educativas na Rede Municipal de Ensino, incluindo instituições educacionais públicas e privadas, sobre a importância do IPÊ, como história, cultura e preservação da espécie nativa.
Com essa Lei, que será implementada e desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Administração Municipal demonstra o compromisso de nossa gestão com um meio ambiente equilibrado, sustentável e com uma cidade cada vez melhor para se viver.