Serro presente em curso de Medicina Alternativa


11.05.2023

Considerando a pequena adesão das práticas corporais em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) no estado de Minas Gerais e a necessidade de ampliação, melhoria e fortalecimento das ofertas de formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) vinculadas ao SUS, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), instituição pública de ensino e de pesquisa, vinculada ao SUS de Minas Gerais, estabeleceu uma parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Sabará (IFMG – Sabará) e com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para a oferta de formação de instrutores das práticas corporais Tai Chi Chuan (Taiji Quan) e Qi Gong.

Essa ação educacional tem o objetivo de formar profissionais dos polos do Programa Academia da Saúde de Minas Gerais para atuarem como instrutores de Tai Chi Chuan (Taiji Quan) e Qi Gong.

Com carga horária total de 70 horas, a formação está dividida em três módulos presenciais (um de 24 horas e dois de 20 horas), desenvolvidos na sede da ESP-MG, compostos por discussões teóricas e vivências das práticas corporais, além de seis horas de acompanhamento/monitoramento remoto dos instrutores em formação.

À luz da Educação Permanente em Saúde (EPS), essa formação visa a uma maior aproximação com a realidade de trabalho dos profissionais de saúde do SUS, convocando-os a problematizarem as práticas do seu dia a dia nas Academias de Saúde e a construir novos referenciais e novos pactos para a oferta de PICS junto à população.

Fonte: Prefeitura Municipal de Serro

 

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.