Instituições promovem reunião para debater a Segurança nas Unidades Escolares Públicas e Privadas de Serro
17.04.2023
Na última sexta-feira (14), diversas instituições se reuniram com o objetivo de traçar ações preventivas visando a segurança das crianças e o combate da violência nas escolas.
Presentes na reunião: Prefeitura Municipal de Serro, membros do Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Militar, Polícia Civil, Câmara Municipal dos Vereadores de Serro, diretores de Escolas Municipais, Escolas Estaduais e Escolas Particulares.
Dentre os encaminhamentos, foi discutida a adoção de um protocolo de segurança único a ser implantado em todo o Estado de Minas Gerais, que inclui, a principio:
Monitoramento com câmeras nas escolas estaduais.
Retorno do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd (O Proerd consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, com objetivo de capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e sem violência.)
Serro receberá uma viatura só para patrulha de escolas.
Foi criado um grupo de comunicação direta entre Diretores e Órgãos de Segurança Pública.
O Estado estuda a volta dos vigias e controle do fluxo de pessoas nas escolas.
As famílias serão convocadas para uma maior participação no ambiente escolar.
Presença do Assistente social e Psicólogos nas Redes de Ensino.
Em Serro, a Administração Municipal vai implementar, segundo o Prefeito Nondas Miranda, um monitoramento mais severo, sendo que a Prefeitura não irá medir esforços e tomará as medidas necessárias para proteção de todo o ambiente escolar, acompanhando integralmente os Órgãos de Segurança Pública neste tema.
O Delegado da Comarca do Serro, Dr. Conrado Guedes, ressaltou que a segurança é uma construção coletiva e que a disseminação de informações deve ser feita de forma racional, sendo isso de extrema importância para a prevenção.
Fonte: Prefeitura Municipal de Serro