Bolerata
31.03.2017
BOA MÚSICA E RICA PAISAGEM
O Serro espera por você!
Imagine-se em um cenário construído em 300 anos de história. Imagine-se cercado por sobrados que contam opulência e vida cotidiana. Ao longe, uma pequena capela em homenagem a Santa Rita coroa a escadaria de pedras, com 54 degraus. Nas sacadas e janelas ao redor, a simplicidade e harmonia dos toques da Banda Santíssimo Sacramento dispensam sofisticações e instigam à embriagante sensação da melodia que surpreende e ecoam pelos becos, ruas e ruelas adormecidos pelos mais de 300 anos de ouro, histórias e grandes personagens.
Esta é a Bolerata, uma das mais emocionantes criações culturais do Serro, registrada e executada pela Associação Serrana, com data marcada para apresentação no dia 21 de abril de 2017. Esta edição conta com a parceria da Prefeitura Municipal do Serro, Associação dos Amigos do Serro-AASER e Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro-CooperSerro e o apoio do Museu Regional Casa dos Otoni e Saturno Som. O espetáculo dura em média uma hora e meia. O repertório executado vai do erudito ao popular, desde obras mais conhecidas como fanfarras a peças clássicas e boleros.
A cidade do Serro encanta pela imaterialidade rica e expressiva de sua cultura, pelo simples e autêntico patrimônio edificado, pela hospitalidade de seus habitantes e também pela musicalidade. Enquanto a banda preenche casarões e cidade de música, o público desfruta ainda de espaço reservado para dança, bebidas quentes servidas nas mesas e pratos típicos mineiros, em especial o tradicional Queijo do Serro.
A Bolerata foi criada no ano 2002, e apresenta boleros e serenatas em um encontro impar que usa as sacadas do casario colonial do centro histórico da cidade como palco e assim inverte o esquema das apresentações tradicionais, o palco contorna o público que se posiciona no centro do espetáculo juntamente com o maestro, ilhados pela música da banda centenária e pelo cenário peculiar provocado pela ousadia inventiva dos construtores desta terra, um convite a percorrer o caminho entre o erudito e o popular. Sua origem, remonta aos idos de 1990, a um Encontro de Bandas realizado no Serro, quando dezenas de grupos musicais ocuparam todas as sacadas da Praça João Pinheiro, com toques de Bandas de Músicas e emocionaram o publico presente.
Associação Serrana
A Associação Serrana (SERROTUR) é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 2001 pela integração de pessoas físicas, jurídicas e entidades ligadas ao turismo da cidade do Serro. Desde sua fundação, a Associação desenvolve e fomenta a prática das atividades turísticas e culturais na região com o apoio, patrocínio e realização de eventos que incluam Serro e região na dinâmica econômica do turismo no Estado de Minas Gerais: Bolerata, Projeto Portas Abertas - educação patrimonial e atendimento ao turista, restauração e apoio às iniciativas de conservação de bens móveis.
Maira Buarque