Serro: a terra do queijo!
19.12.2022
Cidade Referência do Queijo artesanal se junta a toda Minas Gerais na torcida pelo título de Patrimônio Mundial dos modos de fazer o queijo artesanal dentro do programa Missão Marrocos que se encerrou em 03 de dezembro
Após seis dias de trabalhos, a 17ª Sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, em Rabat, no Marrocos, foi encerrada no sábado (3/12).
Uma comitiva formada por representantes dos governos Federal e de Minas, municípios e instituições diversas, esteve no evento para a promoção dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal, bem cultural inscrito no Livro de Registro dos Saberes que deve ter a candidatura à Lista Representativa do Patrimônio da Humanidade apresentada ainda este mês.
A Região do Queijo do Serro esteve representado na comitiva da Missão Marrocos pelo produtor Arthur Otoni, natural do distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras.
A programação da 17ª Sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco contou com palestras, visitas técnicas e reuniões entre autoridades internacionais e o grupo envolvido na candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal.
Para a presidente do Iphan, Larissa Peixoto, esta candidatura é exemplo de ação exitosa envolvendo diversos parceiros de salvaguarda: “A candidatura promoveu a ampliação da articulação institucional entre os vários órgãos e instituições que lidam com o universo da produção do Queijo Minas Artesanal, o que propiciou o estabelecimento de um profícuo diálogo com vistas à produção de soluções conjuntas e a não sobreposição de ações, demonstrando a importância da continuidade e aprofundamento desse processo de salvaguarda no sentido do fortalecimento de uma rede que atue em prol dos detentores deste saber e de sua continuidade, tomando por referência suas demandas e necessidades".
O passo seguinte após a sessão realizada no Marrocos é a conclusão, nas próximas semanas, do dossiê para a candidatura a patrimônio imaterial, pelas equipes técnicas do governo de Minas e do governo federal. O prazo para envio se estende até março de 2023. Já a deliberação sobre a inscrição na lista representativa deve acontecer no fim de 2024. A previsão é de que o documento esteja protocolado até o fim deste mês de dezembro e que o resultado saia em 2024.
Arthur Otoni, produtor serrano, representou os produtores da Região do Serro no evento