Projeto CEDIA-CRIASER promove desenvolvimento social, educacional e cidadão para crianças e adolescentes serranos


10.05.2022

O Projeto Centro de Extensão para o Desenvolvimento da Infância e Adolescência – CEDIA, promovido pela Fundação Centro da Criança e do Adolescente do Serro - CRIASER, tem como finalidade promover o desenvolvimento integrado da infância e adolescência vulneráveis de Serro e suas famílias

Ao longo dos seus 20 anos, o projeto vem desenvolvendo atividades por meio de políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, meio ambiente, trabalho, lazer e esporte, objetivando a inserção no ambiente social, a realização da plena cidadania e a preparação de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho.

As atividades do CEDIA são desenvolvidas em 04 eixos, trazendo ações focadas em diversos campos para o desenvolvimento das crianças e adolescentes participantes do projeto. 

No primeiro eixo, são oferecidas atividades para o desenvolvimento interpessoal como teatro, dança, musicalidade e reforço escolar. Já no segundo eixo, são ofertadas ações com foco na iniciação Profissional dos adolescentes como costura, culinária, informática, artesanato com recicláveis e marcenaria. Visando a saúde mental e o bem-estar dos jovens participantes, no terceiro eixo são ofertados atendimento psicológico, rodas de conversa e palestras. Somados aos eixos anteriores e objetivando a formação cidadã com ações focadas no meio ambiente, cultura e lazer. 

A coordenadora Nilsa Aparecida dos Santos conta um pouco da história e do funcionamento do CEDIA-CRIASCER. “O Centro de Extensão para o Desenvolvimento da Infância e Adolescência – CEDIA é uma entidade Filantrópica, sem fins lucrativos e com sede própria, que iniciou suas atividades em 18 de março de 2002. Em 2022, estamos comemorando 20 anos do início das atividades ofertadas no contraturno escolar. O CEDIA surgiu de um grupo de pessoas com uma ideia de criar um projeto em defesa da população infanto juvenil”, explicou Nilsa.

Em termos de estrutura, o Projeto CEDIA possui cinco salas para desenvolvimento das atividades, sendo: uma brinquedoteca, uma sala de informática, uma de artesanato, uma de reforço escolar e uma de costura. Além disso, possui banheiros para banho dos alunos, Diretoria, Secretaria, refeitório, cozinha, almoxarifado, áreas de lazer e espaço diferenciado e um miniparque. 

“Hoje são atendidas oitenta crianças e adolescentes vulneráveis de seis a dezessete anos, sendo quarenta no turno da manhã e quarenta à tarde, em contraturno escolar, onde recebem alimentação (lanches e almoço) e banho. Nossa equipe hoje é composta por, além de mim na Coordenação, seis educadores sociais, sendo duas cedidas pela Prefeitura de Serro, secretária, cozinheira, auxiliar de cozinha, serviços gerais, psicóloga e voluntários.” Explica Nilsa. 

O Projeto CEDIA é administrado pela diretoria da Fundação CRIASER, com ajuda da Fundação Pró-Diamantina na Suíça, prefeitura Municipal de Serro, além de amigos e parceiros do Projeto. 

“Ao longo de nossos 20 anos de história, podemos dizer que conseguimos mudar diversas vidas e histórias de nossas crianças e adolescentes. Histórias estas construídas e desenvolvidas com a ajuda dos parceiros, trabalhando com propostas pedagógicas voltados para o trabalho lúdico, respeitando as individualidades e pensamentos das crianças e adolescentes procurando desenvolver uma educação de qualidade. Dentre essas histórias, temos hoje no nosso quadro funcional, a Educadora Érica, que é uma de nossas “crias”. Ela esteve conosco até os seus 17 anos e, três anos depois, volta como educadora, nos ajudando e desenvolvendo atividades com nossos jovens. É um orgulho para nós do Projeto CEDIA e para a Fundação CRIASER ver o resultado dos nossos trabalhos”, comentou orgulhosa Nilsa. 

Veja nas fotos alguns trabalhos desenvolvidos pelas crianças e jovens atendidas pelo Projeto.

DSC-0113-copiar DSC-0124 DSC-0127 DSC-0140 DSC-0144
Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.