Município de Serro é contemplado pelo Programa “Conheça Seu Amigo”
19.04.2022
O Programa do Governo de Minas Gerais é de microchipagem de animais em situação de rua e de famílias de baixa renda
O município de Serro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, recebeu microchips, aplicadores e leitores de microchip para serem implantados em cães e gatos em situação de rua, sob tutela de ONGs ou pertencentes à população de baixa renda.
Com a implantação dos microchips, ficarão armazenadas informações como nome, idade, raça, cor, pelagem, sexo e carteira de vacinações do animal, além do nome, endereço, identidade e telefone do tutor. Outras informações adicionais podem ser acrescentadas de acordo com necessidade de cada animal e seu tutor.
Os animais selecionados serão castrados no ato da implantação dos chips.
“Na mesma semana em que assinamos um termo de colaboração histórico com a Associação Serro Guardiães das Ruas visando o cuidado de nossos animais em situação de rua, recebemos esses equipamentos que nos ajudarão a monitorar centenas de animais. Essa é uma ferramenta importantíssima para nos auxiliar no monitoramento de nossa população animal em situação de rua, sua saúde, além de nos auxiliar na projeção de políticas públicas e ações voltadas para esses animais”, comentou o secretário de Meio Ambiente Rodrigo Sales.
“Isso é um marco para o Serro que tem implantado diversas ações e políticas públicas voltadas para a população animal em situação de rua ou de famílias de baixa renda. Cuidar dos nossos animais, é uma obrigação conjunta, entre população e Poder Público, e hoje, podemos dizer que avançamos a passos largos em investimentos e implantação de políticas públicas para os animais.” Reitera Rodrigo.
A entrega dos equipamentos ocorreu na última sexta-feira, dia 11 de março, e contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sr. Rodrigo Sales e a Coordenadora de Zoonoses, Jordânia Oliveira.
Presentes na assinatura do termo, estiveram também, o governador Romeu Zema e a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.