Desenvolvimento das comunidades quilombolas do Serro em debate


Prefeito Nondas recebe representantes da Comunidade Quilombola de Queimadas

15.06.2021

O prefeito Epaminondas Pires de Miranda empossou os novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas de Serro para o biênio 2021/2022.

Estiveram presentes representantes das Comunidades Quilombolas de Ausente, Baú, Capivari, Fazenda Santa Cruz e Queimadas, além de representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Agricultura, EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais e CEDEFES - Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva.

A Comunidade de Vila Nova não enviou representantes, pois no momento da reunião estava ocorrendo a aplicação da 2ª vose da Vacina contra a Covid-19.

Aproveitando a oportunidade, o prefeito Nondas comunicou aos presentes, dirigindo-se especialmente às comunidades de Baú e Ausente, que o aguardado Projeto de Implantação de Sistema de Abastecimento de Águas, pelo convênio junto ao FUNASA - Fundo Nacional de Saúde, será iniciado.

Após anos de adequação e revisão do Projeto, a FUNASA aprovou e depositou o primeiro montante no valor de R$ 1.171.000,00 nas contas municipais.

O Presidente do Conselho, Lidinei Silva, agradeceu ao prefeito pelas ótimas notícias e pediu a participação dele em outras reuniões e maior diálogo entre o Executivo Municipal e as lideranças das comunidades. Dentre as pautas da reunião, a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 das comunidades quilombolas e o Projeto Quilombo Vivo, entre outras demandas das comunidades presentes.

"Esse é um grande momento para as Comunidades que há tantos anos aguardam o início das obras. O Projeto visa levar água potável encanada a todas as residências das comunidades. Após diversas adequações, o Projeto finalmente está pronto para ser implantado. São inúmeros os benefícios de ter água encanada em sua residência, desde a qualidade da água recebida à prevenção de doenças. Isso é saúde para todos em nosso município. Pensamos no desenvolvimento humano de nossos cidadãos, e esse Projeto tem por objetivo isso: desenvolver e levar qualidade de vida aos moradores das Comunidades", afirmou Nondas. "A princípio serão contempladas as comunidades de Ausente e Baú, mas as outras comunidades também serão atendidas".

Ampliando os recursos das comunidades quilombolas, o prefeito Nondas recebeu os representantes da Associação de Queimadas, Claudiana Aparecida de Paula, Elenir Marques da Assunção e a Erlaine Cristina.

Na pauta, ofício da deputada Andreia de Jesus, no qual informa a doação de um kit-feira, um trator com grade aradora e um espalhador de calcário para a comunidade. Além disso, o prefeito Nondas anunciou ainda diversos outros projetos para expandir as atividades da Feira Livre, verbas para a Casa de Caridade Santa Tereza e a busca de investimentos para a Cooperativa da Agricultura Familiar.

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, a reunião contou com representantes de diversas áreas socioeconômicas

Prefeito Nondas leva a conhecimento dos presentes novas notícias acerca dos projetos para as Comunidade Quilombolas junto ao Presidente do CONDESQ Lidinei Silva

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.