Queijo do Serro: sabor tricentenário fez sucesso em festival
17.08.2017
1º Festival do Queijo Minas Artesanal movimentou BH e, o Queijo Artesanal do Serro esteve presente com a - APAQS e na receita do Chef Edson Puiati:
Elevado a patrimônio cultural imaterial brasileiro, o queijo, produto emblemático para a identidade mineira, ganha visibilidade com prêmios internacionais e festival inédito. Vem de pequenas propriedades, no interior do estado, o produto que mais representa a nossa mineiridade.
Em um processo totalmente artesanal, o queijo continua a ser fabricado por quem insiste em preservar a história, que atravessa séculos. Como forma de valorizar um dos mais importantes patrimônios de Minas Gerais, foi realizado em Belo Horizonte, a primeira edição do Festival do Queijo Minas Artesanal. O público teve a oportunidade de experimentar pratos preparados por chefs com queijos de sete regiões de Minas.
Além do estande da Associação dos produtores O Queijo Minas Artesanal do Serro se apresentou ao público pelo ícone da gastronomia mineira, Chef Edson Piuati. Ele levou para o festival polpetas de carne de porco com fondue de polenta branca. O queijo do Serro aparece no recheio da carne e se mistura ao fubá de milho branco. “Assim, você consegue perceber duas nuances do queijo, o meia cura mais suave no fondue, que derrete facilmente e dá a liga necessária para aglutinar o fubá, e o curado com sabor mais marcante no recheio”, detalha. Defensor dos produtos locais, o chef vem observando o movimento de substituir queijos tradicionais, como parmesão, que geralmente eram importados, por queijos mineiros maturados. Da entrada à sobremesa, eles podem agregar sabores incríveis às receitas.
Fonte: Gilmara Paixão – ASCOM – PMS