10º Concurso de Queijo Minas Artesanal no Serro
17.08.2017
Onze produtores participaram desta edição durante o Degusta Serro realizado no sábado, 05 de agosto. Os eventos, juntamente com a Exposição IPHAN 80 ANOS fazem parte da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Foram analisados vários aspectos do queijo como: cor, textura, higiene, sabor, etc.
Cleuber Boari - Professor UFVJM; Eduardo Tristão Girão - Jornalista de BH; Helen Assunção Eleutério - Chef de Cozinha BH; Kênio Palha - Consultor em Latício de BH; Miguel Pinto da Silva - Coordenador Regional do IMA Curvelo; Marcondes Coelho de Carvalho - Coordenador Técnico QMA da Emater/Guanhães foram os jurados.
No final foram eleitos o três ganhadores que vão participar do 33º Concurso Regional Queijo Minas Artesanal Microrregião do Serro em Materlândia/MG, no dia 16 de setembro.
Cayle Martins, engenheiro agrônomo e coordenador técnico regional da Emater, conduziu o evento junto com Margarida Carvalhais Barroso (EMATER) e Reginalda Santos Ferreira (Sec. Agricultura). Prefeitos do Serro, Materlândia/MG, Secretários Municipais e regionais, IPHAN, produtores e demais autoridades estiveram prestigiando o evento.
Características dos queijos
Os queijos da Microrregião tinham que ter às características predominantes, conforme tabela abaixo:
Tabela de Características do QMA Microrregião Serro:
- Consistência: Semiduro
- Textura: Compacta
- Cor: Branca amarelada
- Sabor: Brando ou ligeiramente ácido
- Crosta: Fina, sem trinca
- Formato: Cilíndrica (13 a 15 cm);
- Altura: De 4 a 6 cm.
- Peso: 700 a 1000 gramas
Para estes critérios foi considerada a seguinte pontuação, segundo a tabela ao lado:
Tabela de Pontuação de Queijos - Amostras Pontuação máxima
- Apresentação: formato e aca-bamento (de ótimo a péssimo) 05
- Cor: uniforme ou manchada (típica ou atípica) 10
- Textura: olhadura e granulação (típica ou atípica) 15
- Consistência: dureza e untuosidade (típica ou atípica) 20
- Paladar e Olfato: sabor e aroma (agradável ou desagradável) 50
O Concurso do Queijo e a Degusta Serro (Feira Gastronômica com pratos típicos de queijo) tiveram seus projetos aprovados pela CODEMIG com o apoio do Governo de Minas Gerais e já estão fazendo parte da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais que implementa várias ações em todo o estado.