AÇÕES DO PLANO DE REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES EM CMD ESTÃO EM ANDAMENTO


Júlio César, da Defesa Civil de CMD, com integrantes do CPRM, que estão fazendo o mapeamento das áreas de riscos do município FOTO: Defesa Civil/Divulgação

22.08.2018

A Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro está realizando uma série de ações de prevenção e redução de riscos de desastres no município. Os resultados dos projetos que incluem mapeamento e cadastros serão utilizados para o Plano Diretor do município, fundamentando os planos de expansão e crescimento de Conceição do Mato Dentro.  

  • Mapeamento das Áreas de Risco do município com vistoria in loco tanto na sede quanto na zona rural; (EM ANDAMENTO) 
  • Cadastro Multifinalitário, cada moradia do município está sendo visitada. Nesse trabalho será identificada a infraestrutura da residência, do terreno e o perfil socioeconômico do morador; (EM ANDAMENTO) 
  • Execução da Carta de Suscetibilidade para identificação dos Riscos Hidrológicos e Geológicos do município; (INÍCIO EM 2019)
  • Instalação da Base Operacional da Defesa Civil, no Aeroporto de Conceição do Mato Dentro, com a estruturação do sistema: compra de viaturas e de mobiliário, além da contratação de pessoal e implantação de central telefônica; (EM ANDAMENTO)
  • Criação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUPDEC), capacitando pessoas em todos os cantos do município. (A PARTIR DE 2019) 

PIONEIRISMO 

Conceição do Mato Dentro está na vanguarda quando o assunto é prevenção. A Defesa Civil Municipal foi instituída pela Lei Municipal 17.043/2003, na primeira gestão do prefeito Zé Fernando. Isso aconteceu nove anos antes de o país criar a Lei 12.608/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. “Nossa lei foi criada nove anos antes da nacional, mas está totalmente alinhada com a Política Nacional”, declarou Júlio. 

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.