PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO APRESENTA ECO PARQUE INDUSTRIAL E EMPRESARIAL


14.04.2024

Diversificação econômica, economia circular e regenerativa, transição para uma mineração sustentável, descarbonização do setor mineral, dentre outros, são importantes pilares na concepção de Eco Parques Industriais (EIP). A Prefeitura Municipal apresentou no dia 18 de março, na Estação Ciência, a pedra fundamental do Eco Parque Industrial e Empresarial. Projeto único que visa a promoção da economia circular, a geração de emprego e renda, a diversificação da matriz econômica da região. 

O Projeto nasceu de uma parceria entre a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro com a Anglo American, dentro do Programa de Diversificação Econômica. Em 2021, a Anglo contratou a empresa Ernst & Young, para a elaboração do estudo conceitual e de viabilidade econômico financeira para a implantação de um Eco Parque Industrial no Município. 

Com a sinalização positiva do estudo de viabilidade econômico financeira do projeto, iniciou em 2022, a segunda etapa do projeto que terá como entregas, nos próximos meses, os projetos funcionais de Arquitetura e Engenharia, CAPEX e OPEX, Plano e Modelo de Negócios, Consulta Pública, Publicação do Edital e Resultados.

De acordo com a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Flávia Magalhães, o projeto tem como objetivo diminuir a minero-dependência, entenda-se Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – CFEM, que atualmente representa um terço da receita. “Uma das preocupações da Administração Municipal é pensar em fontes de receitas diversas para o Município de Conceição do Mato Dentro e região, fortalecer a economia local, gerar mais empregos e renda, através da diversificação e inovação. As iniciativas de novos modelos de negócios sustentáveis devem começar agora e não quando estiverem esgotadas as jazidas, como acontece com tantos municípios minerados. O Eco Parque é um passo importante para a sobrevivência do futuro da economia local e regional”, comentou a secretária durante o lançamento. 

O analista de Promoção de Investimento da Invest Minas, Miller Gazolla Corrêa de Sá, também esteve presente e visualiza o Eco Parque como um projeto que dará bons frutos para o município e toda a região. “Percebemos um futuro transformador para a cidade e ajudará a modernizar a mineração na região e até no Estado de Minas Gerais. Vocês podem ter certeza que contará com total apoio da Invest Minas”. 

Para o sócio da Ernst & Young Global, empresa que presta consultoria para implantação do Eco Parque Industrial no município, Flávio Dayrell, o projeto é uma pedra fundamental e um importante marco para Conceição. “Tivemos uma reunião muito importante onde conseguimos trazer mais municípios da região para apresentação desse projeto e a sua importância para a comunidade em diversificação econômica, geração de emprego, renda, entre outros aspectos”, ponderou Dayrell.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.