NOTÍCIAS > Cidade
NOTÍCIAS > CIDADES > Conceição do Mato Dentro
LANÇAMENTO DO PROGRAMA CULTURA MAIS MARCA O DIA MUNICIPAL DA VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
15.03.2022
O dia 17 de fevereiro é uma data emblemática para a identidade de todos os conceicionenses nascidos ou de coração. É o Dia Municipal da Valorização do Patrimônio Histórico e das Manifestações Culturais no Município de Conceição do Mato Dentro, instituído pela Lei N° 2.290/2020, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela Prefeitura Municipal no dia 4 de novembro de 2020. Para marcar ainda mais e entrar para a história, a Prefeitura lançou nesta quinta-feira (17/02) o Programa Cultura Mais com realização de atividades diversas, com caráter educativo, para promoção do patrimônio cultural de Conceição.
Uma homenagem carregada de emoção realizada pelos artistas da terra ao saudoso artista Said Santiago, marcou o início das atividades culturais no município. O artista plástico Said, faleceu no último dia 9, e é uma das referências culturais de Conceição. Conhecido como o estilista dos santos, foi o responsável por elevar o nome do município com suas imagens sacras, inspirado nas iconografias barrocas de Minas Gerais.
A Exposição "Figuras da Gente" tomou conta da Praça Dom Joaquim. Os presentes puderam ver fotografias de personalidades com relevante trajetória no cenário artístico-cultural e que também participaram do livro Raízes, Rezas e Receitas do Mato Dentro.
E para encerrar, nossos artistas realizaram intervenção Artística Cultural Simultânea pelos bairros da cidade valorizando e eternizando na memória dos cidadãos duas coisas: a importância do conhecimento e da preservação da cultura local, esta entendida como manifestações culturais e patrimônios públicos materiais, e a data de nascimento de uma das pessoas mais importantes para a história do município, o saudoso conceicionense, primeiro Ministro da Cultura e Embaixador da Língua portuguesa José Aparecido de Oliveira.
Nesta data ilustre, lembremo-nos da sábia frase de Zé Aparecido: "Um povo sem cultura é como um corpo sem alma".
Conceição do Mato Dentro é uma cidade trintenária, com cultura muito rica em todos os seus aspectos. Espera-se que, com a lei e suas providências, o conceicionense passe a conhecer melhor, se apropriar e valorizar suas raízes, sua essência.