26ª edição da Festa do Kubitschekense Ausente foi sucesso total


07.06.2017

A Festa do Kubitschekense Ausente realizada na cidade de Presidente Kubitschek desde o ano de 1989, inicialmente criada por um grupo de amigos da cidade, foi reconhecida no ano de 2015 como Bem Imaterial do Município pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

Com intenções de salvaguarda da realização anual da festa, a mesma foi Registrada a Nível Municipal, pelo Decreto 53/2015 de 15 de outubro de 2015. No entanto, na história das 26 edições da festa, houve casos da não realização parcial e/ou total da festa por motivos climáticos, políticos, financeiros.

O ano de 2016 foi exemplo da não realização da festa. Com isso, o atual prefeito, Lauro de Oliveira, propôs ao novo conselho Municipal de Patrimônio Cultural a mudança da data da festa, para reforçar a resguarda de sua realização anualmente. O Conselho sugeriu que a decisão da mudança de data fosse a plebiscito, e o povo votou a favor da mudança para a data do feriado de primeiro de maio.

Com dois meses para a realização da primeira edição da festa no feriado de maio, os diversos setores da Prefeitura Municipal se reuniram sob a direção da Diretora de Cultura e Turismo, Renata Cristina Simões de Oliveira e do Prefeito, Lauro de Oliveira, e decidiram por uma festa que valorizasse acima de tudo a cultura e a musicalidade local. Juntamente com DS Produção Executiva de Eventos, ganhadora da licitação para organização e contratações da festa, a 26ª edição foi sucesso total, tendo publico excelente e qualidade musical com os prata da casa: Diego Rodrigues, Rick Rodrigues, William Campos e Forró de Segunda. Cada um com estilo e presença próprios, mas que surpreenderam positivamente a todo o público presente.

O palco principal contou ainda com Douglas, Roberta e Banda, da cidade de Gouveia, de Diamantina o DJ Or7 que agitou com um excepcional show eletrônico, o Grupo Uh Bloco e com o Grupo 9dade, trazendo de Diamantina o melhor do batuque e do pagode.

A programação inovou levando os foliões ao Mercado Municipal no sábado pela manhã, com feira de hortifruti, artesanato em Capim-dourado, da comunidade Quilombola Remanescente de Raiz, comidas e bebidas caseiras, como a Cachaça Capela Velha, de produção na comunidade rural de mesmo nome. O som ficou por conta do também filho de Tijucal, Nego Lopes, que balançou a galera no melhor do forró. A turma que curte som automotivo também pode se divertir na praça principal com a participação dos sons de Jeré e Gustavo da Mandibu, todos devidamente autorizados e contribuindo para manter um evento tranquilo.

Na manhã de domingo a cidade foi acordada pelos roncos das motos de trilha. Encontro marcado no Mercado Municipal, mais de 150 trilheiros receberam o café da manhã e a Benção de Deus, proferida pelo Padre Adão Geraldo da Silva, e seguiram numa trilha de 53 km, com qualidade no trajeto e paisagem encantadora. O XII Trilhão da Kubitschekense Ausente foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, e o Grupo Coelhos da Trilha (Tijucal), na pessoa do Maurício Pereira.

A tarde houve o tradicional Festival de chopp que contou com Thiago Gualberto, da cidade de Guanhães, chopp gelado e muita organização e diversão por parte dos foliões. O Festival de Chopp contou também com o apoio de diversas empresas da cidade e da região, as quais a prefeitura é extremamente grata.

O tradicional Festival de Sorvete, realizado na segunda-feira, contou com a participação da criançada e muitos adultos e idosos que estiveram presentes para acompanhar a festa das crianças e saborear deliciosos picolés e sorvetes.

No encerramento, dia 1º de maio, a banda Forró de Segunda levou ao palco a imagem de Nossa Senhora Aparecida, numa linda interpretação de Romaria, com a presença do Padre Adão e a emoção de todos os presentes que se sentiram abençoados.

Durante toda a festa, a Diretoria de Cultura e Turismo expos em tenda própria, os atrativos da cidade, tendo um estudante de turismo local para dar mais informações e realizar pesquisa de demanda e satisfação de modo voluntário. A tenda também recebeu artesanato e divulgação dos estabelecimentos comerciais da cidade.

A 26ª Festa do Kubitschekense Ausente foi festa de culturas, de diversidade, de organização e principalmente, da parceria dos diversos setores da Prefeitura Municipal que não mediu esforços para fazer o melhor.

Texto de: Renata Cristina Simões de Oliveira, Diretora de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Presidente Kubitschek/MG

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.