Santo Antônio do Itambé comemora seus 58 anos de emancipação


11.02.2021

No próximo dia 1º de março, a cidade de Santo Antônio do Itambé completará 58 anos de emancipação política. Mas, sua história é bem mais antiga.

A história nos conta que Santo Antônio do Itambé nasceu dos sonhos bandeirantes, que vindos de São Paulo, buscavam nas minas gerais ouro e pedras preciosas. Os bandeirantes vinham também de diferentes centros urbanos, como o Espirito Santo e o Rio de Janeiro. O povoado teria sido fundado por volta 1664, sendo sua fundação atribuída ao bandeirante Manoel Borba Gato. Contudo, historiadores clamam a participação de Antônio Ferreira Soares, fundador da cidade de Serro, responsável também pela fundação do povoado que, mais tarde, tornou-se a cidade de Santo Antônio do Itambé.

Ao longo dos anos o povoado se desenvolveu, chegou a condição de freguesia e mais tarde, em 1º de março de 1963, depois de ter sido negada a sua emancipação em 1958, Santo Antônio do Itambé teve enfim sua emancipação política reconhecida.

Origem do nome Santo Antônio do Itambé

Segundo Saint-Hilaire, Itambé significa “pedra de fiar”, onde ita=pedra e imbé=de fiar. E Santo Antônio surgiu de uma lenda que conta que a imagem do santo teria sido encontrada pelos garimpeiros em um vassoural, onde hoje fica a igreja matriz da cidade.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.