Serro reviveu tradição da Festa do Rosário
14.07.2017
São 289 anos de cores, luzes, fé, religiosidade e total envolvimento da comunidade serrana.
As ruas se transformaram com o colorido da festa e dos fiéis que demonstraram sua fé com os Caboclos, Catopês, Marujada, Caixa de assovio e a Matina.
O reinado coloriu as ruas e o mastro deu o tom da festa. Procissões, coroação, fartura e muita religiosidade.
Foi também a hora de reencontros e matar a saudade. Percorrer as barraquinhas, comprar lembrança.
No dia 29 de junho a missa do primeiro dia do Tríduo, foi celebrada por Dom Darci, Arcebispo Metropolitana da Diocese de Diamantina. Foi a primeira vez que ele participou da festa o que levou os fiéis a lotarem a igreja.
A tradição
Arcebispo Dom Darci
No adro da Igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário, no Serro, a comunidade pediu licença para abrir as portas da Festa em homenagem à Santa, na madrugada do sábado. Os gemidos dos negros cativos ecoaram do pífaro e tambores da Caixa de Assovios e, anunciaram que era o momento de seguir a tradição, firmada pelo "Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário na Freguesia da Conceição da Vila do Príncipe do Serro Frio em 1728".
As luzes apagadas e as portas da Igreja, fechadas. A Caixa de Assovio entoava sua "Ave Maria" por três vezes e por três vezes repicaram os sinos e estouraram os fogos de artifício na madrugada, contando aos que ficaram em suas casas que a Festa estava começando. As portas da Igreja e da Festa se abriram, as luzes se acenderam e a Caixa de Assovios tocou diante do altar: Nossa Senhora oferece simbolicamente a sua permissão para iniciar a Festa. A ginga e mandinga dos filhos de Nossa Senhora do Rosário saíram da Igreja e tomaram o caminho das casas da Rainha, Rei, Juízes para anunciar a permissão concedida. Os festejos podiam seguir com as bênçãos de Nossa Senhora.
Sábado de mastro encanta fiéis
Procissão da Bandeira, Mastro e todo espetáculo de dedicação, amor e devoção das famílias Dumont e Rela.
Mais e uma hora colorindo o céu do Serro e, despertando o encanto dos fiéis.
Parabéns a todos os organizadores e colaboradores.
Empresário Flávio e amigos
Despedida
O amanhecer da segunda-feira foi dedicado ao segundo reinado, ou seja, o dia da posse dos festeiros eleitos entre os irmãos do Rosário para conduzirem a festa no ano seguinte. É nesse dia que os festeiros entregam aos escolhidos, para manter a tradição, os símbolos do Juiz, a Vara; do Rei e da Rainha, a Coroa e o Cetro. A despedida foi na Igreja do Rosário.
Hora também de agradecer aos festeiros de 2017:
- Rei: Geraldo Romualdo
- Rainha: Mara Generoso
- 1° Juiz: Fernando dos Santos
- 1ª Juíza: Dulce Ventura Silva
- 2° Juiz: Bruno Emanuel Andrade
- 2ª Juíza: Otília de Fátima Silva
- Mastro: Famílias Dumont e Reis
- Coroação: Terezinha Pereira de Jesus e Família
Diversas autoridades estiveram presentes na Festa, entre elas, a Ministra do Superior Tribunal de Justiça, a serrana Assusete Dumont Reis Magalhães; os deputados estaduais Alencar da Silveira JR e Geraldo Pimenta, o prefeito de Serro Guilherme Simões; o secretário da Sedinor, Nondas Miranda e vereadores de Serro e região.
NOTA: Muitos foram aqueles que colaboraram para que a Festa do Rosário mantivesse a tradição de 289 anos. Por isso o Jornal Vila do Príncipe parabeniza os festeiros, o prefeito Guilherme Simões e sua equipe e, as polícias Militar e Civil, que com seus efetivos garantiram a ordem e a segurança de todos.