Encontro, música e turismo: Serrotur convida ao Serro
02.05.2017
Minas é musical. E o Serro, município a 230 km da capital mineira, ressoou todo este encanto no dia 21 de abril, na realização de mais uma edição da Bolerata - Temporada 2017.
Um encontro ímpar, que usa as sacadas do casario colonial do centro histórico da cidade como palco e assim inverte a forma das apresentações tradicionais, esta é a Bolerata. Uma das mais emocionantes criações culturais do Serro, registrada e realizada pela Associação Serrana - Serrotur, uma organização civil, sem fins lucrativos.
O espetáculo dura em média uma hora e meia. O repertório executado vai do erudito ao popular, desde obras mais conhecidas como fanfarras a peças clássicas e boleros. Sempre após a apresentação da Banda de Música, o Serro convida a prolongar a festa com um show musical.
A Praça João Pinheiro, que abrigou os acordes e toques da Bolerata, foi ocupada por cerca de 500 pessoas, entre visitantes e serranos. Entre eles, um grupo de 21 integrantes da SOCIARTE - Sociedade dos Amigos das Artes de São Paulo, convidado por seu presidente, José Oswaldo de Paula Santos, que trouxe seu olhar apurado ao Serro, aterrissando de terras paulistas diretamente na Bolerata! “Posso afirmar, em meu nome e dos sócios da Sociarte, que a Bolerata foi muito apreciada pela música, organização e cortesia dos que nela trabalharam”, afirmou José Oswaldo.
O Prefeito do Serro, Guilherme Simões Neves, convidou o Prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira, para ver de perto o que o Serro tem de melhor!
A Banda
Esta edição teve um brilho especial! A Banda Santíssimo Sacramento-BSS comemorou seus 108 anos durante a apresentação. Fundada em 21 de abril de 1909, a partir da fusão de duas bandas de música no início do século XX, uma pertencente a Liga Operária dirigida pelo Maestro Virgílio e outra dirigida pelo Sr. Fernando Victor Forreaux, a Banda Santíssimo Sacramento é uma das mais antigas da região. Desde 2002, é parceira da Serrotur e participa das Boleratas. Hoje, conta com a regência do jovem maestro Diney Morais, que iniciou sua formação como músico da Banda Santíssimo Sacramento e assumiu a missão de seus mestres: motivar jovens músicos, disseminar a arte musical e promover novos talentos para manter viva a tradição das Bandas de Música.
O Serro
A cidade do Serro encanta pela imaterialidade rica e expressiva de sua cultura, pelo simples e autêntico patrimônio edificado, pela hospitalidade de seus habitantes e também pela musicalidade. Com potencial turístico indiscutível, a cidade precisa construir uma agenda cultural que amplie a visitação turística e consolide a implantação da atividade, fortalecendo a economia regional.
A Serrotur, desde sua fundação, desenvolve e fomenta a prática das atividades turísticas e culturais na região com o apoio, patrocínio e realização de eventos que incluam Serro e região na dinâmica econômica do turismo no Estado de Minas Gerais: Bolerata, Projeto Portas Abertas (educação patrimonial e atendimento ao turista), restauração e apoio às iniciativas de conservação de bens móveis.
Mas por que investir na Bolerata? A Bolerata é um evento com grande potencial de geração de renda para o município e região! Em média, tem um potencial de geração em torno de R$150 mil reais na economia, levando em conta sua ação direta sobre hospedagem, lazer e alimentação na cidade.
A Bolerata tem o apoio da Prefeitura Municipal do Serro, Associação dos Amigos do Serro-AASER, Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro-CooperSerro e Museu Regional Casa dos Otoni. A Banda Santíssimo Sacramento, Jornal Vila do Príncipe, Bistrô Trapiche e Bar e Restaurante Cantoria também apoiam esta realização.
A cantora e compositora, Milena Torres, encerrou a noite em grande estilo, com repertório de MPB, forró e samba!