Por dentro da mineração - Serro/MG


10.08.2022

Modelo previsto para o Serro é de pequeno porte, com impactos ambientais minimizados, trazendo sempre os ganhos sociais e econômicos da atividade minerária

A atividade de mineração é base essencial do desenvolvimento da sociedade humana atual. 

Junto com agricultura e indústria energética, a mineração é lastro de todas as cadeias produtivas, visto que transforma recursos naturais em insumos para outras indústrias. Dessa forma, as operações minerais têm como matéria-prima as rochas e, por consequência, cada mina tem métodos e características próprias, vinculados ao tipo de minério existente na jazida.

Existem minas a céu aberto e subterrâneas, há minérios que precisam ser britados, moídos, lavados ou concentrados. 

Nesse contexto, a equipe técnica da mineração tem que definir as melhores condições para extração e beneficiamento do bem mineral, considerando questões geológicas, tecnológicas, comerciais e socioambientais. Por esse motivo que nem toda mina usa explosivo ou tem barragem de rejeito.

No caso do minério de ferro, as minas de grande porte, em geral, usam explosivo para desmontar a rocha, caminhões fora de estrada para transportar o minério, água para lavar e concentrar o minério e geram rejeito, que é disposto em barragens. Essas operações de grande porte são usualmente operadas por empresas multinacionais, listadas em bolsa de valores e estão focadas principalmente em eficiência operacional e baixo custo.

Por outro lado, em Minas Gerais há diversas operações de pequeno porte que produzem minério de ferro sem utilizar explosivos, sem a necessidade de água para processamento mineral e sem barragem. São casos em que a engenharia consegue estruturar um negócio de mineração utilizando alternativas tecnológicas menos produtivas, geralmente, mais onerosas, porém de menor impacto ambiental, tais como o desmonte mecânico e o processamento a seco.

Quando possível, a utilização do desmonte mecânico é recomendado, pois praticamente elimina o impacto sísmico da mineração, visto que não tem explosões. Para isso, são utilizados equipamentos de escarificação ou rompedores hidráulicos que desagregam e quebram a rocha, possibilitando o carregamento e transporte. Em termos operacionais, são utilizados equipamentos já disponíveis na mina para outras atividades, como o trator de esteira e a escavadeira hidráulica. 

Basicamente, esses equipamentos são acoplados com um implemento que possibilita a fragmentação do minério, evitando assim o uso de explosivo.

Além disso, em função de características geológicas e condições comerciais, é possível realizar o beneficiamento a seco, sem geração de rejeito. Nesses casos, é feita a britagem e o peneiramento do minério de ferro, tal qual acontece em uma pedreira, onde é produzido brita. Os produtos gerados não são lavados e nem concentrados, o que gera um ganho ambiental enorme, pelo inexpressivo consumo de água e por evitar barragens de rejeito.

Essas metodologias produtivas são utilizadas, por exemplo, em minerações localizadas em Catas Altas, Guanhães e Mariana e estão sendo licenciadas para serem implementadas no Projeto Céu Aberto. 

Dessa forma, o Serro deverá receber uma operação de mineração de pequeno porte, com impactos ambientais minimizados, mas trazendo os ganhos sociais e econômicos da atividade. Trate-se de um valor da empresa, que é a responsabilidade socioambiental e a busca por uma mineração mais sustentável.

gynecological-room-hospital

istockphoto-525802896-170667a tractor-with-sack-fertilizer-moves-along-field-spring

Algumas aplicações diárias de produtos que dependem diretamente da mineração

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.