Agricultura Familiar: debate entre entidades visa a expansão produtiva no Serro


14.09.2021

O prefeito do Serro, Nondas Miranda, e o secretário de Agricultura e Pecuária, Moisés Barbosa, receberam representantes da Cooperativa Das Famílias Agricultoras do Serro – COOPEFAS e da Emater-MG, para tratativas acerca da Fábrica de Farinha, sede da Cooperativa e desenvolvimento da produção agrícola familiar no município.

O encontro, ocorrido no gabinete do Prefeito, teve como pauta principal a discussão sobre os arranjos produtivos já existentes no município e a possibilidade da produção de novos insumos, como a diversificação da fruticultura, entre outros.

Um dos desdobramentos da reunião será o agendamento de uma visita a municípios que possuem produção diversificada em área atendida pela CODEVASF, de forma a promover um intercâmbio entre os produtores serranos e os produtores locais.

Presentes à reunião estavam ainda a presidenta da COOPEFAS, Maria Gerlandes, a advogada da COOPEFAS, Virginia Brandão, os Conselheiros Fiscais Silvia Moreira e Júlio César Xavier, e os técnicos agropecuários da EMATER-MG, Jair Pimenta e José Aparecido Martins da Silva.

Sobre os próximos passos após a reunião, o prefeito Nondas disse que “temos na agricultura familiar a fonte de subsistência de cerca de 1.200 famílias serranas. É algo que não podemos fazer vista grossa. Sabemos dos desafios enfrentados por esses produtores desde a falta de água à falta de incentivos para ampliação e melhoria da produção. Esse debate entre as entidades visa propor novas ideias e buscar soluções e investimentos para desenvolvimento das atividades dos produtores e, consequentemente, gerar maior renda e lucro a eles”, afirmou o prefeito Nondas.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.