Editorial: Orgulho de Minas


13.03.2020

É com grande satisfação que o Vila do Príncipe recebe e noticia a conquista do título inédito para Minas Gerais e para o Brasil, do reconhecimento pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), dos Povos Tradicionais da Serra do Espinhaço, os Apanhadores de Flores Sempre-Vivas, que agora são reconhecidos oficialmente e mundialmente como o primeiro Patrimônio Agrícola Mundial Brasileiro.

O município de Diamantina teve três comunidades inseridas no dossiê que apresentou a candidatura, os territórios da Mata dos Crioulos e Vargem do Inhaí, ambas auto-definidas como remanescentes de quilombos, e ainda o povoado de Macacos. Nessas três localidades estão envolvidas mais de 400 famílias. Além de Diamantina, outros dois municípios tiveram comunidades inseridas, sendo eles: Presidente Kubitschek e Buenópolis.

O título dado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura foi entregue em solenidade realizada em Brasília, no último dia 11 de março, destacando os Povos Tradicionais da Serra do Espinhaço como “guardiões mundiais da biodiversidade”.

Outro orgulho de Minas e dessa parte abençoada de nosso Estado foram os festejos do Carnaval, amplamente reportado nesta edição. Os 300 anos da Comarca do Serro também estão relatados aqui, com a entrevista do Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o serrano Armando Freire, que nela fala das comemorações do tricentenário de fundação da Comarca do Serro. O desembargador convida também toda a comunidade serrana e de toda Minas Gerais para os eventos que envolverão todo o Estado.

De Rio Vermelho vem a notícia que no dia 28 de fevereiro o município inaugurou uma nova Escola Municipal, a Escola João Antônio Carvalhais. A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Ildemar Vicente de Faria e do vice-prefeito Rogério Adriano Ribeiro Leal, além da secretária Municipal de Educação Ednelma Dias da Silva Souza, do Superintendente Regional de Ensino Leonardo Aparecida Soares, dos vereadores, diretores estaduais, professores, alunos, pais e comunidade em geral.

Nossos colunistas continuam atuais e trazendo conteúdos de importância maior, como a coluna de Economia, assinada pelo Jader Viana. Vale muito viajar pelas histórias e descrições do Paulo Queiroga e desfrutar da saudável coluna do nobre doutor Gusmão.

Assim vamos nós nesta edição, reportando as notícias e os eventos do Médio Espinhaço, do povo que vive no caminho da Estrada Real.

Espero que gostem!

Uma boa leitura a todos.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.