Prefeito Zé Fernando assina o maior convênio da região para a Polícia Militar
07.06.2017
De acordo com o comandante do 3º Batalhão, Sr. Tenente Coronel da Polícia Militar, Anderson de Deus Aguilar, o convênio firmado com a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro é o maior de toda a região de sua jurisdição, composta por 19 municípios e um distrito, e que não poupará esforços para assistir nossa cidade com o mesmo empenho e dedicação oferecidos pela Prefeitura Municipal.
Além disso, o Governo do Estado, atendendo uma solicitação do Município, irá disponibilizar mais seis militares para o pelotão de Conceição do Mato Dentro.
O Prefeito, Zé Fernando, anunciou ainda a reconstrução da Cadeia Pública de Conceição do Mato Dentro, ressaltando que esta conquista contou com o apoio decisivo do Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Dr. Herbert Carneiro.
Após mais de um ano de espera, em janeiro de 2017, Conceição do Mato Dentro recebeu o Delegado de Polícia Civil, Dr. Rodrigo Manhães de Oliveira, que veio a somar à equipe de seis novos investigadores recém chegados. “Tudo isso é fruto de um trabalho conjunto entre as autoridades responsáveis, o qual está se tornando cada vez mais consistente. Em breve será inaugurada a nova sede da Polícia Civil”, destacou o Prefeito. Sobre as ações municipais, a Prefeitura está reformulando a Guarda Patrimonial, que contará com novos uniformes e cursos de capacitação.
No último dia 11, José Fernando Aparecido de Oliveira recebeu no salão de reuniões do Paço Municipal em Conceição do Mato Dentro, em solenidade formal, o Sr. Tenente Coronel da Polícia Militar, Anderson de Deus Aguilar, Comandante do 3º Batalhão, onde foi assinado o convênio de cooperação mútua entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar.
Também participaram do evento a Vice-Prefeita Ivete, o Procurador do município, Dr. Luiz Edson Guerra, secretários municipais, o promotor de justiça, Dr. Marcelo Matta Machado, o Presidente da Câmara Municipal, João Marcos, e demais vereadores; o Delegado de Polícia Civil Dr. Rodrigo, bem como a Presidente do CONSEP, Rosalva Morais, o Vice-Presidente da ACE, Aécio Lages, o responsável pelas Relações Institucionais da Anglo American, Roberto Guimarães, e demais representantes de diversos segmentos e da comunidade rural.
Em seu discurso, o Sr. Tenente Coronel da Polícia Militar, Anderson de Deus Aguilar, Comandante do 3º Batalhão, afirmou que a “Segurança pública é algo difícil de se fazer sem o envolvimento de todos. A sociedade mudou, e percebo que perdemos referências, perdemos o respeito às autoridades”. O Coronel observou ainda que “os pais já não participam tanto da educação dos filhos, cedem muito e acabam dando espaço para que eles tenham contato com realidades negativas muito cedo. Os valores estão cada vez mais distorcidos ou inexistentes. A droga se tornou uma grande vilã, pois é um gatilho para o envolvimento em crimes de diversas naturezas.”. Reforçou também a necessidade do esforço conjunto das famílias na educação de seus filhos e das autoridades no comprometimento com a segurança pública.
O promotor de justiça, Dr. Marcelo Matta Machado, destacou que os órgãos responsáveis não estão conseguindo dar a resposta a tempo e a altura do que a população precisa. Afirmou ainda que os crimes patrimoniais vêm aumentando nos últimos anos. “Precisamos de polícia ostensiva na rua para inibir a prática criminosa”, apontou o promotor.
A presidente do CONSEP, Rosalva Morais, revelou sua expectativa positiva “É com muito orgulho e satisfação que recebemos esse convênio que beneficiará a nossa cidade. Estamos passando por um momento de fragilidade no município. Por meio do convênio, será possível estruturar melhor as nossas ações. O principal objetivo do CONSEP é representar o elo entre a comunidade e as nossas autoridades, para facilitar esse diálogo. O convênio vem para nos fortalecer. Estamos atravessando uma fase complicada, mas com a nossa dedicação e das autoridades, essa situação tende a melhorar.”
Amanda Lages Guerra-ASCOM/ PMCMD