Agosto Lilás - Mês do Combate e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher faz história no Serro
14.08.2023
O último dia 8 de agosto foi histórico para o Serro, pois a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou o I Seminário no Combate e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher
Com uma programação riquíssima e diversificada, os palestrantes abordaram os diferentes tipos de violência contra a mulher, dados da violência na Comarca do Serro, além de empoderamento feminino e outros temas previstos pelas campanhas do Agosto Lilás.
Dentre as participações especiais, a Drª. Patrícia Habkouk, Promotora Titular da Promotoria de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Belo Horizonte e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – CAO VD de Minas Gerais e referência estadual no tema, abordou os números de feminicídio, além de como as prefeituras podem atuar no combate e enfrentamento da violência contra a mulher e realizou uma dinâmica com as mulheres presentes para reconhecimento dos diferentes tipos de violência.
Em outra participação especial, a Drª. Luísa Carla Vilaça Gonçalves Guimarães, Promotora Titular da Comarca de Serro, abordou o trabalho realizado pelo Ministério Público nos municípios da Comarca, a atuação em Serro, além de trazer alguns dados de casos do município e como foi a atuação do MP, da Polícia Civil e da Polícia Militar, além de encaminhamentos para criação e formação de uma rede de combate a violência contra a mulher.
Já a palestrante Maria de Lourdes dos Santos Borges, especialista em Projetos Sociais pela Fundação João Pinheiro e Coordenadora do CREAS Regional Alto Jequitinhonha/SEDESE, abordou como é a atuação do CREAS e a importância do dispositivo como porta de entrada para identificação dos casos de violência em um trabalho conjunto com o CRAS, Secretaria de Desenvolvimento Social, Hospital, Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar, resguardando e protegendo a vítima.
Em suas falas, as palestrantes foram enfáticas acerca dos desafios dessa temática e quais os caminhos que o município do Serro deve seguir para que as ações de combate sejam efetivas.
Complementando a programação, a Psicóloga Valeska de Beli apresentou um diagnóstico da pesquisa que vem desenvolvendo nesse tema, utilizando como estudo de caso o Projeto Margarida, executado no Espírito Santo, que visa contribuir para a erradicação de toda forma de violência contra as mulheres nos municípios capixabas.
A advogada Ariadna Leticy Figueiredo de Jesus, representando a Comissão da Mulher Advogada da OAB – 216ª Subseção Serro, apresentou as ações e abordagens realizadas pela instituição no tema, alertando ainda sobre a necessidade de uma rotina efetiva de combate à violência contra a mulher.
Já o Tenente Eider Geisson Rocha, 2º Tenente da Polícia Militar e Comandante do 2º Pelotão da 144ª Cia de Polícia Militar de Serro, apresentou os encaminhamentos práticos para a construção da Rede de Enfrentamento Municipal e dados sobre a atuação da Polícia Militar na cidade.
No período da tarde, em outra momento importantíssimo, foi realizada uma Roda de Conversa com Mulheres.
Essa foi uma ocasião para escuta, acolhimento e realização de dinâmicas para reconhecimento dos tipos de violência e crimes contra mulheres, estudos de casos, estatísticas, projeção de medidas e encaminhamentos que estão em discussão para aplicações na Comarca do Serro (Serro, Alvorada de Minas, Serra Azul de Minas e Santo Antônio do Itambé).
A secretária de Desenvolvimento Social Paola Miranda e toda a equipe organizadora agradecem as participações e o apoio das instituições e mulheres durante o evento.
O Seminário foi realizado no Auditório da PUC Minas de Serro e contou com a parceria da Comissão da Mulher Advogada da OAB – 216ª Subseção Serro, CREAS Regional Alto Jequitinhonha/SEDESE, Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Diretório Acadêmico Ministro Pedro Lessa e Herculano Mineração.