Parceria entre Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Educação debate o ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES em Serro
14.06.2022
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Educação realizaram atividades de conscientização e discussão durante a Semana Nacional Contra o ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLES-CENTES em Serro.
No Brasil, a data de 18 de maio foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Nesse dia, no ano de 1973, em Vitória, capital do Espírito Santo, Araceli Cabrera Crespo, 8 anos, foi sequestrada, estuprada e morta. Seu corpo foi encontrado em uma mata nos fundos do Hospital Infantil de Vitória, completamente desfigurado e com marcas de violência. Embora tenha sido um crime hediondo, ninguém foi condenado.
Diante da repercussão do Caso Araceli, o dia 18 de maio foi reconhecido como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, com o objetivo de informar, sensibilizar, mobilizar e convocar a sociedade a participar da causa em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. (Fonte: childhood.org)
Visando trazer a discussão para as crianças e adolescentes de Serro, foram realizadas rodas de conversas e atividades diversas em todas as escolas municipais de Serro, além de integração entre as equipes da Secretaria de Educação e Conselho Tutelar.
Em algumas escolas municipais foram realizadas também apresentações de história com fantoches, abordando ludicamente a temática.
Nas Escolas Estaduais, foram realizadas intervenções sobre o tema “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” pelas equipes do CRAS, CREAS, Proteção Social Especial e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Complementando as atividades da Semana, foram realizadas abordagem e intervenção nas Unidades Básicas de Saúde do Município debatendo o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Leia a matéria completa em nosso site e baixe a Cartilha “Entender para compreender - A violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes”.