Queijo Minas Artesanal Ganha Data Comemorativa


Geraldo Pimenta, deputado estadual de Minas Gerais

14.07.2017

Projeto do deputado estadual Geraldo Pimenta institui 16 de maio como o Dia Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais

Minas Gerais, que já teve reconhecidos o seu café, a sua cachaça e até a cerveja artesanal, conseguiu agora um feito inédito. Projeto do deputado estadual Geraldo Pimenta (PL 2668/2015) institui 16 de maio como o Dia Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais. A escolha da data se deve ao dia em que o Instituto de Patrimônio Histórico Nacional-IPHAN, reconheceu o queijo minas artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O reconhecimento corrobora uma tradição mineira secular. Produzido principalmente em quatro regiões de Minas Gerais - Serro, Serra da Canastra, Serra do Salitre e Campo das Vertentes, o queijo minas artesanal é o sustento de mais de 30 mil famílias em mais de 600 municípios do Estado. A grande produção de queijo mineiro ajuda o Brasil a manter o posto de 6° maior produtor de queijo do mundo. Pouco mais da metade de todo o queijo consumido em solo nacional vem de Minas Gerais. "O queijo minas é sinônimo da gastronomia mineira, está presente em pratos frios e quentes, salgados e doces, ou simplesmente degustado puro ou acompanhado do também tradicional cafezinho', afirma Pimenta. "Dia de queijo é todo dia. E agora temos data para comemorar', ressalta.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.