Câmara do Serro dá exemplo de civismo


12.12.2019

Com cidadania, idealismo, comprometimento e ética, vereadores do Serro contabilizam ano com superação e muito trabalho

O ano de 2019 foi um ano exemplar para os vereadores do Serro. Com abnegação, dedicação e superação, sobretudo no que diz respeito a redução de gastos e potencialização das economias, a Câmara deixou um legado importante ao longo de todo o ano. Para comprovar isso, basta ver algumas notícias que foram publicadas nos jornais, como a de agosto, quando lemos a manchete: “Exemplo da Câmara do Serro repercute na Saúde do município”, com o repasse aprovado no valor de R$180.000,00. Isso é um belo exemplo de compromisso social, civismo e cidadania, e reflete diretamente na área da saúde serrana. O comprometimento cívico da Câmara do Serro tem sido uma marcante nos últimos meses. Aprovado em abril, a destinação de recursos para o setor de Saúde do município por meio da solicitação do repasse de saldo financeiro existente da Câmara para a Casa de Caridade de Santa Tereza, tem seus reflexos até os dias de hoje. Prova disso é a manutenção permanente nos trabalhos ofertados pela Casa de Caridade.

Outro bom registro vem do mês de setembro, quando foi publicada a matéria “Em ação conjunta dos vereadores, Câmara cobra por melhorias e adequações no trânsito que circunda o município ao Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, a Anglo American e ao Grupo Herculano de Mineração. Em oficio expedido no dia dois de setembro, o presidente da Câmara Ronivon Santiago e demais vereadores enviaram ofício conjunto ao governo do Estado e à iniciativa privada que atua no município, cobrando alteração, adequações e melhorias na malha viária que passa pelo município.

No mês de junho, uma comitiva de vereadores fez uma inspeção na Casa mantida pela Prefeitura na capital mineira. Destinada a acolher a população serrana em Belo Horizonte, a Casa do Serro recebeu uma comitiva composta pelos vereadores Paulinho, Roberto, Márcio, Josué, Romeu, Sebastião e Paulo Henrique. Todos foram unânimes em destacar a importância do convênio da Prefeitura para o suporte e recepção ao povo do Serro, que tem, regularmente, assuntos médicos e urgentes para tratar na capital mineira. 

No mesmo mês, vereadores serranos participam de curso do Orçamento Impositivo, em busca de novas perspectivas para a população. O orçamento público é atualmente o instrumento de maior relevância para a Administração Pública, sua efetivação está constitucionalmente prevista e compreende a elaboração de três leis, sendo elas: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

E a criação e implantação da Ouvidoria veio coroar todo o trabalho feito com dedicação a afinco da Câmara Municipal do Serro. Em sua busca incessante pela cidadania, foi instituída a Ouvidoria do Povo, para atender diretamente às demandas de toda população do município. As ouvidorias públicas são um instrumento da cidadania e serão pilares fundamentais de sustentação das democracias modernas. Elas devem trabalhar pela satisfação dos cidadãos, atuando como promotoras e agentes de mudanças em prol de uma gestão pública democrática, transparente, eficaz, participativa, ética e eficiente.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.