Câmara Municipal de Conceição realiza seminário sobre barragens


15.03.2019

Seminário foi realizado em parceria com a OAB de Conceição do Mato Dentro

No último dia 11 de março, uma segunda-feira, aconteceu na Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro um seminário sobre barragens de rejeitos de minério de ferro. O evento foi aberto a todos os cidadãos que tivessem dúvidas sobre esse tema, em especial relacionadas à barragem de rejeitos do empreendimento Minas-Rio, instalado no município. Na ocasião palestraram o coordenador da OAB-MG para o desastre da Vale em Brumadinho, Dr. Carlos Schirmer, e o gerente de geotecnia e hidrogeologia da empresa Anglo American, Leonardo Leopoldo Gomes.

O Seminário foi fruto de uma parceria firmada entre a Câmara de Conceição do Mato Dentro e a 226ª Subseção da OAB da cidade, visando promover eventos que possam contribuir para a participação dos cidadãos nos processos políticos do município. O interesse público no assunto de barragens de rejeitos desencadeado após o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho foi o motivo principal da realização do Seminário.

Cerca de 70 pessoas participaram do evento. A abertura do Seminário foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Conceição, Claudinho Ziriguidum, que agradeceu a presença de todos e explicou como seria realizado o seminário.

A primeira parte foi de apresentação dos dois palestrantes. O Dr. Carlos Schirmer falou sobre a experiência vivenciada em Brumadinho, bem como da necessidade de olharmos com muito cuidado para todas as barragens do Brasil. Segundo ele a confiança da população brasileira em relação às barragens de rejeitos está quebrada e nós devemos tirar proveito deste momento para aumentarmos a fiscalização sobre as empresas mineradoras.

Já o funcionário da Anglo American, Leonardo Leopoldo Gomes, fez uma apresentação sobre os métodos utilizados pela empresa na implantação da barragem de rejeitos e comparações aos métodos utilizados nos casos de barragens que se romperam. Segundo ele o método de alteamento a montante utilizado pela Vale nos dois casos recentes de rompimento é diferente e mais susceptível a falhas que o método de alteamento feito pela Anglo American em Conceição do Mato Dentro, chamado de alteamento a jusante.

Após as apresentações, quatro pessoas se inscreveram para fazer perguntas e outras pediram a palavra a medida que o debate foi acontecendo. Os inscritos foram Carlos Eduardo Nery, Letícia Faria, Lúcio Guerra Junior e Nayara Avelar. Entre os questionamentos feitos, estavam assuntos relacionados à época de implantação da mina; métodos de construção de barragem possivelmente mais seguros; tratamento dado pela empresa às comunidades diretamente atingidas e questões técnicas sobre a barragem de Conceição do Mato Dentro.

Nem todas as perguntas foram respondidas pelo gerente de geotecnia e hidrologia da Anglo, já que algumas questões fugiam da sua área de atuação. Para tais questionamentos foi sugerido por Leonardo que fosse agendado um fórum específico, em que a empresa poderá esclarecer tais dúvidas com os profissionais competentes para cada assunto.

Esse foi o primeiro seminário promovido pela Câmara em conjunto com a OAB. No mês de abril outro seminário sobre algum tema pertinente será agendado e divulgado com antecedência para a participação de todos moradores de Conceição.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.