GCM de Diamantina é capacitada sobre patrimônio cultural
17.07.2018
Dando sequência ao Programa Municipal de Educação Patrimonial “De Olho no Patrimônio”, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, através da Diretoria de Patrimônio Cultural, promoveu no dia 3 deste mês a última etapa do curso de capacitação “Conhecer e Reconhecer o Patrimônio”, voltado aos agentes da Guarda Civil Municipal. Na oportunidade também foi feita a entrega dos certificados de conclusão do curso, evento que teve a presença do prefeito Juscelino Brasiliano Roque e da secretária municipal da Cultura, Turismo e Patrimônio, Márcia Betânia de Oliveira Horta, além dos demais coordenadores.
O evento teve início às 8h30, no Teatro Municipal Santa Izabel, com café da manhã e credenciamento. Logo após houve palestra da historiadora Márcia Dayrell França Botelho, que abordou o tema “Guardar o Patrimônio: um ato de cidadania”. Às 13h30 aconteceu visita técnica ao centro histórico de Diamantina, evento coordenado pela turismóloga e guia de turismo, Taysa Godinho. O encerramento do curso foi no Mercado Velho, com a entrega dos certificados de conclusão.
Diamantina é uma cidade histórica conhecida por manter vivas suas manifestações culturais, preservar as belezas naturais e arquitetônicas. O patrimônio cultural de Diamantina é rico em bens culturais e imateriais que podem ser vistos através das manifestações artísticas populares, os saberes, os fazeres, as formas de expressões, lendas, celebrações, festas e danças populares, músicas, costumes e outras tradições. O patrimônio pertence à comunidade que produz os bens culturais que o compõem. É importante conhecer e reconhecer o patrimônio, para que os cidadãos se identifiquem com a cultura local. Por esse motivo, torna-se relevante ter ações de educação patrimonial. Sendo essas indispensáveis para a preservação de bens culturais.
Na observância de capacitar os Guardas Civis Municipais, a Prefeitura de Diamantina vem promovendo desde o mês de abril deste ano curso de capacitação para servidores da GCM intitulado “Conhecer e Reconhecer o Patrimônio”. Pensou-se na necessidade dos mesmos terem um pouco de conhecimento formal sobre a história da cidade, visto que um dos entraves identificados por eles que estão em contato diretamente com a população local e visitantes se tratava da ausência de ações educativas voltada para a corporação e adequada à sua necessidade.
Atualmente, a guarda civil municipal é composta por 49 integrantes, por se tratar de funcionários que trabalham com escalas de trabalho e não ser possível todos interromperem suas atividades, participam do curso 24 guardas civis municipais e os professores do Programa Municipal de Educação Patrimonial. O restante da equipe da guarda realizará o curso de capacitação em sua segunda etapa, que acontecerá ainda neste mês de julho.