Câmara do Serro reconhece quem faz a diferença
17.07.2018
Entrega de títulos de cidadania honorária
Em solenidade realizada na noite do dia 28 de junho, a Câmara Municipal de Serro entregou o título de Cidadão Honorário à senhora Margarida Carvalhais Barroso e aos senhores Franco Bouchard e o Cabo PM Diogo Henrique de Souza
À solenidade aconteceu no plenário da Câmara e foi muito concorrida, com a presença do prefeito Guilherme Simões Neves, a vice-prefeita Guilhermina Simões, além de autoridades, familiares e amigos dos homenageados.
O presidente da Câmara Municipal, Ronivon Simões, autor do projeto que concedeu o título de Cidadão Honorário ao Cabo PM Diogo Henrique de Souza, justificou a indicação destacando o trabalho realizado pelo Cabo junto às crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas do Serro, no combate às drogas, por meio do Proerd-Programa Educacional de Resistências às Drogas.
Ronivon afirmou que a prova da dedicação do militar é a forma como ele é tratado pelos alunos dessas escolas. “Ele é visto como amigo e não como policial”, destacou o Presidente da Câmara. O Proerd existe no Brasil desde 1983 e em Minas Gerais desde 1992. No Serro está implantado há oito anos.
CABO PM DIOGO HENRIQUE DE SOUZA
O Cabo PM Diogo Henrique de Souza nasceu em Diamantina, no dia 19 de agosto de 1988, tendo ingressado na PMMG em 2008. Bacharelando em Direito pela PUC-Serro, foi reconhecido com a Ordem Tosão de Ouro pela Casa Real de Espanha, na pessoa do Rei Felipe VI e com os títulos de Conde e Príncipe pelas Casas Reais e Imperiais antigas da Rússia. É Doutor Honores Causa em Ciências da Religião e Teologia pela Salvar Cursos e Treinamentos Educacionais.
Atualmente realiza trabalho junto ao PROERD com alunos da APAE Serro e do Cedia Criaser, onde há crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Foi o idealizador e levou para o Serro ao COMAD - Conselho Municipal Anti-Drogas. No momento articula junto à diretoria do NA - Narcoticos Anônimos de Diamantina para levar uma unidade do grupo de apoio para o Serro.
Entre 2011 e 2013, foi o instrutor com o maior número de alunos no Proerd em Minas Gerais.
Franco Bouchard
Indicado pelo vereador Dílson Lourenço Carmindo, o empresário do ramo de hotelaria e alimentação Franco Bouchard também recebeu o título de Cidadão Honorário do Serro, pelos bons serviços prestados à comunidade do Município.
Hoje estabelecido em Milho Verde, Franco é nascido em Pinerolo-Itália, em 21 de junho de 1962. Durante a solenidade ele declarou que há 25 anos veio a passeio visitar o distrito de Milho Verde e se encantou com a beleza do lugar. De volta à Itália, tratou de encerrar os negócios que tinha por lá e retornou a Milho Verde para ficar. Após alguns anos se casou com Maria Aparecida, moradora do Quilombo. Logo após o casamento voltou com a mulher para a Itália, lá ficando por mais quatro anos. Mas a saudade falou mais alto e os dois voltaram para Milho Verde onde estão até hoje ao lado das três filhas.
Como voluntário, ajudou a implantar o projeto Gemas da Terra – Tele Centros Comunitários no alto da Serra do Espinhaço, com o objetivo de identificar características locais e determinar um modelo de adoção das novas tecnologias de informação e comunicação pelas comunidades rurais. A metodologia de ação da Rede Gemas da Terra inclui pesquisa, divulgação, conscientização, capacitação e gestão da rede de Tele Centros. Foi também, vice-presidente da Associação Cultural e Comunitária de Milho Verde; membro do Conselho da Criança e do Adolescente de Serro, entre outras atividades. Hoje é proprietário da Pousada Milho Verde e do Restaurante e Pizzaria Ovelha Negra, todos em Milho Verde.
Para o vereador Dílson Lourenço Carmindo a homenagem é um reconhecimento a quem acreditou nas belezas e potencialidades de Milho Verde, deixando para traz seu país, negócios, familiares e amigos.
Margarida Carvalhais Barroso
A terceira agraciada com o titulo de Cidadão Honorário do Serro foi a sra. Margarida Carvalhais Barroso, natural de Sabinópolis, em 15 de julho de 1956.
O projeto de concessão da honraria foi da vereadora Silvana Aline Dumont Hallack, afastada por licença médica e representada no ato pelo seu suplente, Júnior dos Santos Figueiredo.
Margarida Carvalhais é diplomada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina. Tem diversos cursos de aperfeiçoamento na área de nutrição aplicada e saúde, dinâmica de grupo e liderança, comunicação e relações humanas, saneamento básico, agroindústria e mão de obra não agrícola. Ingressou na EMATER-MG em oito de setembro de 1980, onde trabalha até hoje.
Dedicou-se principalmente à organização rural, mobilização e dinamização de comunidades por meio de grupos de mulheres, jovens, produtores e associações, levantamentos da realidade dos municípios do Serro, Alvorada de Minas, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Rio Vermelho.
Como Extensionista de Bem Estar Social, realiza atividades de dinamização de comunidades; planejamento, implantação, orientação, execução de programas e projetos nas áreas de produção familiar de alimentos, educação e segurança alimentar; saneamento ambiental e domiciliar; habitação rural; agroindústria familiar e artesanato e turismo rural.
Ao falar sobre a homenageada, o vereador Junior dos Santos Figueiredo fez questão de ressaltar a importância do trabalho desenvolvido por Margarida Carvalhais junto à comunidade serrana. Para ele a dedicação e competência com que a ela desenvolve seu trabalho, por si só justificam toda a homenagem.
Após a entrega dos Títulos, o prefeito de Serro, Guilherme Simões, elogiou os vereadores autores dos projetos pelas escolhas dos agraciados e aos demais pela aprovação da Câmara. Fez questão de destacar as qualidades dos homenageados, agradecendo o carinho e empenho deles em ajudar no crescimento e desenvolvimento do município e seus distritos.
Ao final da solenidade os novos Cidadãos Honorários do Serro receberam os cumprimentos dos presentes.
Matéria Por Marcelo Devanir – MG 04227 JP