Palavra do prefeito guilherme simões
22.01.2018
304 anos de Vila do Príncipe, um novo marco de compromisso com o grande legado do passado, de compromisso com o Serro do novo tempo e com os desafios da Pós-Modernidade, e, sobretudo, marco de esperança em relação ao futuro.
Serro, festejada entre as cidades que propulsaram as Minas e os Sertões, é também o berço do saber, do conhecimento, da boa política, da liberdade tão emblemática no verbo de Teófilo Ottoni e no de outras figuras estelares do Serro de todos os tempos. Lideranças serranas de projeção nacional, em áreas diversas, nas Ciências de todos os matizes, nos grandes empreendimentos; na vida pública junto ao Legislativo, ao Executivo e ao Judiciário e às diversas instituições essenciais à Justiça e aos órgãos constitucionais, em todas as esferas, honram a história destas montanhas e de sua gente. Gente altiva do portal do Jequitinhonha e a tofa a geografia de Minas e do Brasil.. Esta é a Vila do Príncipe, berço da associação dos obreiros da abolição, berço de cultura popular e religiosa de expressão nacional, berço da cultura rural, na qual o queijo põe banca, e a banca honra o queijo tornado patrimônio cultural de Minas e do Brasil, com destino a se tornar referência internacional .É berço esplêndido da imprensa de Minas, com o Sentinela e outros corajosos jornais impressos pelo destemor de grandes homens.
E hoje o Serro se referencia com um importante veículo de comunicação, o Jornal Vila do Príncipe, que, a exemplo do Sentinela, garimpa e traz em suas páginas a continuidade da história desta Cidade Mãe, fazendo, com responsabilidade que a população merece, a verdadeira crônica do quotidiano e dos fatos relevantes que se passam na Terra de Teófilo Otoni.
Quero, no aniversário do Serro, cumprimentar a Direção e os editores do Vila do Príncipe, pela habilidade na seleção e abordagem dos temas, pelo cuidado na construção dos textos, pela clareza como conseguem levar a informação a todos os serranos, independentemente do maior ou menor nível intelectual, social ou econômico do leitor, fazendo uma comunicação inclusiva e elevada.
Cumprimento os leitores pelo interesse na leitura e nas informações sobre a cidade, pelas contribuições e, também, pela crítica construtiva que faz o jornal cada vez mais próximo de seus destinatários.
Quero aqui, também, por meio do Vila do Príncipe, levar um abraço a todos os serranos, agradecendo-lhes pela solidariedade no enfretamento das dificuldades, especialmente as impostas pelo quadro econômico e político de 2017, de âmbito nacional, com reflexos nas municipalidades.
Levo, igualmente, aos serranos uma palavra de expectativa, considerando, sobretudo, que das lições vividas, e de toda a luta por uma política pública adequada no exercício que se finda, ficam os ensinamentos de que a persistência, a coragem, a simplicidade, e, acima de tudo, a transparência são balizas para a construção de um Serro cada vez mais forte, mais honrado, e mais igual.
Seguiremos, com determinação, no propósito de sempre sempre defender e viabilizar os projetos coletivos, que possam verdadeiramente os anseios ou necessidades da população! Que, a despeito do Brasil do presente, possamos honrar as gerações de ontem que construíram o bem, dar respostas positivas às gerações de hoje e compartilhar, de forma positiva, com elas, as soluções, deixando exemplos às gerações de amanhã.
Fica aqui, ainda, de forma especial, os meus agradecimentos à laboriosa equipe de Governo, à Vice Prefeita, aos Secretários, Procuradoria de Jurídica, Chefia de Gabinete, Assessoria, Secretaria e ao quadro de Servidores, administrativos, técnicos, setoriais, de educação, saúde, cultura, obras, agricultura, esportes, meio ambiente, fiscalização, contabilidade, finanças, controle, licitações, desenvolvimento social e dos serviços de logistica e transporte, entre outros. Tenho certeza que o quadro de servidores continuará sendo orgulho de nossa Comunidade. Os agradecimentos a todos os parceiros, públicos, institucionais, políticos, administrativos, sociais e privados. À Câmara municipal os agradecimentos pela responsabilidade compartilhada em relação aos projetos para o Serro de Todos!
Nas diversas missões sob responsabilidade de tantos colaboradores, agradeço o empenho de cada um e o entusiasmo posto a favor do Serro e dos serranos.
Por fim, agradeço aos familiares, pela solidariedade que me fortalece na minha missão de servir.